Saúde dos olhos

Ceratocone: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Ceratocone é uma doença dos olhos

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 20/06/2019 às 16:15
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O mês de junho chegou e, com ele, a campanha Junho Violeta, que incentiva o combate e prevenção doença ocular intitulada ceratocone. A enfermidade provoca o encurvamento e afinamento progressivos da córnea e causa e miopia e astigmatismo no paciente.

De acordo com a oftalmologista Catarina Ventura, a ceratocone não é contagiosa e tem como principal causa a genética. "A pessoa já nasce com ela ou com a predisposição. Então, a principal causa é determinada geneticamente. Ela é hereditária", explica a oftalmologista. Abaixa de visão , uma visão distorcida, é o sintoma do ceratocone. "Ele vai dar miopia ou astigmatismo", acrescenta.

Coçar o olho pode piorar

A especialista destaca que o ato de coçar o olho pode piorar o problema. "Faz com que a doença ou se desenvolva, se ela está ali adormecida, ou que ela continue evoluindo", relata.

Tratamento

Para tratar esse problema, geralmente os pacientes usam óculos ou lentes de contato, mas existem outros tratamentos que são utilizados em casos em que o ceratocone e mais avançado, inclusive o transplante. Confira:

Oftalmologista

Lembrando sempre que todas as pessoas devem visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Pois o ceratocone, e outros problemas que afetam diretamente a visão só podem identificados corretamente por profissionais especializados.

Confira, abaixo, mais conteúdos sobre ceratocone nos veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação:

+VÍDEOS