Saúde

Hospital Getúlio Vargas ganha novos leitos de emergência

Com a inauguração da segunda etapa das obras, o Hospital Getúlio Vargas passa a contar com 100 leitos

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 02/07/2019 às 17:55
TV Jornal
FOTO: TV Jornal

A segunda etapa das obras da emergência do Hospital Getúlio Vargas (HGV), no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, foi inaugurada nesta terça-feira (2). Com a inauguração, a unidade de saúde ganhou 28 novos leitos. A solenidade contou com a presença de funcionários da unidade, do secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, e do governador Paulo Câmara.

Nesta terça, foram entregues 14 leitos de sala amarela e 14 para a sala vermelha do hospital, que deve receber pacientes mais graves, com camas e equipamentos novos. Antes da obra, que começou em 2014 e foi retomada em 2017, o Hospital Getúlio Vargas tinha apenas 50 leitos na emergência. Na primeira fase da reforma, entregue em setembro do ano passado, esse número subiu para 72. Agora com a conclusão do serviço, a emergência passa a ter 100.

O Hospital Getúlio Vargas, que é referência em atendimentos de traumatologia, recebe de 2.000 a 2.500 pacientes por mês e 1/3 dos atendimentos é de pessoas que sofreram acidentes de trânsito.

Superlotação

Apesar da reforma do Hospital Getúlio Vargas, um dos maiores problemas não foi resolvido, o da superlotação. Veja o que dizem o diretor da unidade e o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara. A gente está enfrentando o problema das superlotações na rede de saúde como um todo. Sem dúvidas, essa obra e essa nova etapa vai minimizar tudo isso”, reconhece o diretor do hospital, Bartolomeu Nascimento.

Para o governador Paulo Câmara, o problema da superlotação nas unidades de saúde é um problema nacional. “Temos dificuldades, não apenas em Pernambuco, mas num Brasil como um todo. A superlotação dos hospitais públicos é uma realidade. A crise levou as pessoas a procurarem mais o serviço público, até pela falta do plano de saúde porque não tinham mais condições de manter”, comentou, apontando que foram aplicados mais de R$ 13 milhões na unidade.

+VÍDEOS