Câncer

Dermatologista explica como identificar sinais de câncer

De acordo com o médico, existem vários tipos de sintomas

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 20/09/2019 às 17:53
Reprodução/Internet
FOTO: Reprodução/Internet

A telespectadora Ângela, do bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, mandou uma pergunta para a produção da TV Jornal, nesta sexta-feira (20), sobre sinais que surgiram no corpo dela e afirmou que está bastante preocupada, pois quer saber se existe a possibilidade de ser câncer. O dermatologista Aprígio Neto responde a questão.

“A princípio esse aumento de sinais, se for sinais escuros e pretos, tem que se averiguar. A primeira coisa é perceber se a lesão se tornou assimétrica. Geralmente, as lesões negras são bem delimitadas. Se a lesão for muito borrada, é sinal de mau prognóstico. Se o sinal for muito colorido, esbranquiçado, bonito, também é um mau diagnóstico e o diâmetro, é um sinal que aumenta da noite para o dia e também pode significar início de câncer'', explica.

A doença

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer é desenvolvido por conta do crescimento desordenado de células que invadem órgãos e tecidos e se espalham por outras regiões do corpo do infectado. Quando esse crescimento é desordenado, em várias partes do corpo, geralmente se trata de um câncer maligno. Entretanto, se forem células compatíveis com a pele e em locais específicos são classificadas como câncer benigno.

Mande sua pergunta

Para participar do quadro Pergunte ao Especialista, mande sua pergunta para o Whatsapp: (81) 9.8288-7873.

+VÍDEOS