Coronavírus

Coronavírus: 80% dos leitos de UTI para o combate estão ocupados

Atualmente, Pernambuco conta com 328 vagas de UTI para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave, cujos casos também são considerados como suspeitos de coronavírus

LEO MOTTA/JC IMAGEM
FOTO: LEO MOTTA/JC IMAGEM

A taxa de ocupação dos leitos está crescendo nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas a pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (srag), cujos casos também são considerados como suspeitos da infecção pelo novo coronavírus, além de outras doenças respiratórias.

De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, atualmente, Pernambuco conta com 328 leitos para esses quadros, sendo 118 de unidade de terapia intensiva (UTI) e 210 vagas de enfermaria. “Hoje a taxa de ocupação de UTI está em 80%; a de enfermaria, 43%. São leitos em que há casos de srag suspeitos e confirmados de covid-19, como também casos de srag causados por influenza e outras doenças. Todos são tratados como srag até se completar o diagnóstico”, disse André Longo.

Atualmente, as 328 vagas de UTI e de enfermaria para covid-19 estão distribuídas em várias unidades hospitalares da capital pernambucana e do interior. No Recife, são 148 vagas de UTI para SRAG (suspeito de covid-19 ou confirmado), com 61% de taxa de ocupação.

Recorde

O Estado, nessa terça-feira (7), alcançou um recorde de alta diária dos novos registros de doentes: foram 129 casos com diagnóstico confirmado ao longo de 24 horas, alcançado um total de 352 confirmações do novo coronavírus. Caso sigamos o mesmo caminho dos Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Amazonas e Ceará) que já estão na iminência de entrar na fase de espiral de casos, certamente os números diários baterão o recorde do dia anterior.

+VÍDEOS