A população das cidades que vão entrar em quarentena no Estado de Pernambuco pode, a partir da próxima segunda-feira (18), agendar o atendimento online para tirar a carteira de identidade e poder ter direito ao auxílio de R$ 600. Devido ao decreto do governo estadual, a Polícia Civil, por meio do Instituto Tavares Buril (IITB), alterou o sistema de atendimento ao público, que deve ser feito pelo site (www.iitb.pe.gov.br).
>>>Ambulante passa oito horas na fila por causa do auxílio de R$ 600 e recebe doações para alimentar família<<<
De acordo com o diretor do Instituto Tavares Buril (IITB), Pablo de Carvalho, o objetivo é evitar a aglomeração de pessoas nas escolas, fazendo com que elas compareçam apenas na data e horário pré-agendados para a solicitação do documento. A ação é exclusiva para os pernambucanos que necessitam do auxílio emergencial.
- Auxílio de R$ 600: emissão de carteira de identidade é ampliada
- Auxílio de R$ 600: precisa de carteira de identidade? Veja como tirar
- Passo a Passo: saiba como retirar a nova carteira de identidade
- Fila e aglomeração para tirar carteira de identidade no Recife
- Caixa aguarda calendário do governo para pagar nova parcela do auxílio de R$ 600
- Sesc faz parceria com a Caixa e tira dúvidas sobre auxílio de R$ 600
- Auxílio de R$ 600: parceria com Correios deve facilitar cadastramento
- Mães adolescentes e pais solteiros receberão auxílio de R$ 600, afirma ministro da Cidadania
- Governo de Pernambuco autoriza abertura de shoppings exclusivamente para saque do auxílio de R$ 600
>>>Como pedir o auxílio de R$ 600? Veja passo a passo<<<
Orientações
Ao fazer o agendamento, você precisa escolher o local onde vai tirar a carteira de identidade (RG). Clique aqui e veja quais são as opções e horários de atendimento.
Para ser atendido (a) dentro de uma das escolas, é necessário que a pessoa leve a certidão de nascimento ou certidão de casamento (documento original) e a taxa (DAE) de R$ 23,35 paga. O boleto para pagamento é emitido no mesmo site citado anteriormente no texto. O documento é entregue em três dias úteis.
Casos de urgência
Ainda segundo o IITB, há uma triagem na porta de cada escola para que somente sejam atendidas as pessoas que tenham documentação para comprovar a urgência. Nesse caso, também é preciso levar a rescisão de contrato de trabalho, declaração da Caixa, inscrição no auxílio emergencial (pode ser um print de celular ou computador) e extrato de FGTS.
Os funcionários do IITB envolvidos na ação estão devidamente preparados com equipamentos de proteção individual para atender à população, evitando o risco da propagação do novo coronavírus.