reunião

Bolsonaro garante repasse de R$ 60 bilhões aos Estados e secretário da Fazenda esclarece problemas financeiros em Pernambuco

O projeto de lei também deve congelar o salário dos servidores públicos estaduais

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 21/05/2020 às 17:00
Foto: Hélia Scheppa/Arquivo JC Imagem
FOTO: Foto: Hélia Scheppa/Arquivo JC Imagem

O presidente Jair Bolsonaro se reuniu, nesta quinta-feira (21), com os 27 governadores do Brasil e ficou decidido que será sancionado o projeto de lei de ajuda imediata aos Estados e municípios no valor de R$ 60 bilhões. Em contrapartida será congelado o salário dos servidores públicos estaduais até o fim de 2021. O valor serve foi definido por causa das perdas de receita durante o período da pandemia do coronavírus e também serve para financiar ações de prevenção e combate à covid-19.

Problemas financeiros

Em relação aos problemas financeiros em Pernambuco, o secretário da Fazenda, Décio Padilha, falou da importância da sanção imediata do Governo Federal para o Estado.

>>>Governador Paulo Câmara testa positivo para o coronavírus<<<

>>>Vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, testa positivo para coronavírus<<<

>>>Secretário de Defesa Social de Pernambuco testa positivo para coronavírus<<<

>>>Secretário de Saúde de Pernambuco e chefe de gabinete do governador testam positivo para coronavírus<<<

Coronavírus em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) atualizou os números de coronavírus em Pernambuco. Até esta quinta-feira (21), 23.911 pessoas foram infectadas pela covid-19, sendo 11.413 graves e 12.498 leves. Além disso, o Estado totaliza 1.925 mortes.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

+VÍDEOS