pandemia

Após investigação no Recife, vereadores cobram explicações sobre compra de respiradores em Jaboatão

De acordo com os vereadores, ainda não é possível afirmar que o equipamento é eficaz em seres humanos

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 02/06/2020 às 17:08
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Depois da Operação Apneia da Polícia Federal cumprir mandado de busca e apreensão na Prefeitura do Recife, os vereadores do município de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, cobram explicações da prefeitura sobre a compra de respiradores para o combate ao novo coronavírus. De acordo com os vereadores, os equipamentos comprados durante a pandemia da covid-19 só foram testados em porcos e ainda não se sabe se seriam eficazes em seres humanos.

>>>Ordem cronológica da operação da Polícia Federal que investiga irregularidades na compra dos respiradores pela Prefeitura do Recife<<<

Prefeitura se pronuncia

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes afirma que essas informações são levianas e eleitoreiras. Todos os aparelhos respiradores utilizados no hospital de campanha para tratamento de pacientes da Covid-19 são homologados pela Anvisa. Os equipamentos são das marcas Drager, Inter 5 Plus e Takaoka, que foram cedidos por doação ou empréstimo por parceiros, entre os quais, o Real Hospital Português. Nesta semana, mais dez respiradores serão enviados pelo Ministério da Saúde para ampliar ainda mais o atendimento aos pacientes.

Todas as ações realizadas pela Prefeitura do Jaboatão estão sendo informadas aos órgãos de controle e constam no Portal da Transparência do município. Além dos atendimentos no hospital de campanha, a Prefeitura do Jaboatão disponibiliza leitos de UTI em hospitais conveniados exclusivamente para tratamento da Covid-19.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

+VÍDEOS