pandemia

Coronavírus: ‘’Menor estresse sobre o sistema de saúde’’, afirma secretário após queda na fila por leitos de UTI

Fila de espera por leitos de enfermaria está zerada e de UTI caiu de aproximadamente 300 para menos 60, afirmou André Longo

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 02/06/2020 às 18:00
YACY RIBEIRO/JC IMAGEM
FOTO: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM

Após a divulgação do plano de retorno das atividades não essenciais em Pernambuco, em coletiva online na segunda-feira (01), o secretário estadual de saúde, André Longo, falou sobre a ocupação de leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com a curva da doença começando a estabilizar, o secretário afirmou que a fila de espera para uma vaga diminuiu de forma significativa.

>>>Veja o cronograma completo do retorno das atividades não essenciais em Pernambuco<<<

Os primeiros setores da economia que poderão retomar as atividades foram divulgados pelo governador Paulo Câmara. De acordo com o pronunciamento, a partir do dia 08 de junho, a construção civil e o comércio atacadista estão liberados a operar em todo o Estado. Mesmo com a retomada gradativa, o uso de máscara permanece obrigatório.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

+VÍDEOS