NOTIFICAÇÃO

MPPE notifica Governo de Pernambuco sobre superlotações de UTIs para bebês e crianças

De acordo com o MPPE, ao todo, 4 bebês e 21 crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aguardavam na fila de espera por leitos de UTi, nessa terça

Com informações do Por Dentro Com Cardinot
Com informações do Por Dentro Com Cardinot
Publicado em 12/05/2021 às 15:00
Freepik/ Banco de Imagens
FOTO: Freepik/ Banco de Imagens

Após várias denúncias de familiares sobre a falta de leitos nos hospitais, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) notificou o Governo de Pernambuco sobre a superlotação de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) para bebês e crianças.

De acordo com o MPPE, ao todo, 4 bebês e 21 crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aguardavam na fila de espera por leitos de UTi, nessa terça-feira (11), no Estado. A lista mostra, ainda, que outros 6 bebês esperam por leito comum de UTI neonatal e 5 crianças por vaga em UTI infantil clínica.

>>Bebê em estado grave é transferido para UTI pediátrica, mas precisa de outro tipo de leito; entenda

Nota da Secretaria Estadual de Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde informa que, atualmente, há mais de 170 vagas voltadas para crianças e bebês com Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo 62 delas de UTI. Além disso, ainda nesta semana, 10 novos leitos de terapia intensiva, sendo 6 pediátricos e 4 neonatais, serão abertos no Imip. Outros 10 novos leitos gerais de uti pediátrica serão abertos, na próxima semana, na Maternidade Santa Maria, em Araripina, e outras 10 vagas para bebês e crianças serão colocadas em operação, em junho, no Hospital Regional de Ouricuri.

Recife

Uma família sofre com a angústia, diariamente, à fim de conseguir um leito de UTI para um bebê de apenas 21 dias de nascido. A criança está intubada, em estado grave, na Emergência Pediátrica do Hospital Barão de Lucena, no Recife. De acordo com o pai da criança, Thiago Monteiro, o bebê apresentou na última terça-feira (4), cansaço, muita secreção e dificuldade para respirar.

+VÍDEOS