Denúncia

População de Caruaru denuncia postos de saúde fechados e falta de vagas

O posto de saúde do Loteamento Fernando Lira está em reforma desde 2020 e ainda não foi disponibilizado para a população

Caterine Costa de Oliveira
Caterine Costa de Oliveira
Publicado em 16/09/2021 às 14:20 | Atualizado em 24/03/2022 às 20:51
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Moradores de Caruaru, na região do Agreste de Pernambuco, denunciam que postos de saúde estão fechados e muitos estão sofrendo com a falta de atendimento.

Em uma comunidade, os moradores reclamam da falta de vagas, pois é necessário sair de casa de madrugada para conseguir uma consulta, e eles temem até mesmo a violência.

No Loteamento Fernando Lira, existe um posto de saúde todo reformado, aparentemente pronto para uso, mas até a gravação da reportagem, não foi disponibilizado para a população.

Confira a reportagem exibida no Primeiro Impacto desta quinta-feira (16):

José Elias de 43 anos, morador do bairro José Carlos de Oliveira, sofre há duas semanas para conseguir atendimento. O homem que deixou de andar devido a elevação de ácido úrico no organismo.

A família já tentou buscar atendimento médico diversas vezes no posto de saúde da comunidade mas não consegue marcar a consulta devido a falta de vagas.

"As pessoas tem que ir 4h da madrugada pro posto ariscando a vida, não é brincadeira. Do jeito que as coisas estão, faz até medo a pessoa sair", relata a mãe de José Elias.

>>>Vídeo: Pacientes denunciam estrutura e superlotação no Hospital Agamenon Magalhães, no Recife

Os moradores do Loteamento Fernando Lira, contam que desde 2020 o posto de saúde local entrou em reforma, mas até então não voltou a atender.

"A gente precisa sempre de um médico porque tem problema de saúde, tem um posto de saúde aqui no bairro e nós moradores pedimos que der funcionamento como era antes", pede o aposentado José Firmino da Paz.

Nota da Secretária de Saúde de Caruaru

A secretaria de saúde de caruaru informou que a unidade Fernando Lyra se encontra em fase final de conclusão. Assim que a obra for concluída será entregue à população. Por enquanto o atendimento está sendo realizado em outra unidade.