Natureza

Trilha explora as belezas naturais de Olinda


Localizada no coração de Olinda, o passeio conta com um espaço cheio de diversidade de espécies botânicas

Caroline Cardilane
Caroline Cardilane
Publicado em 14/01/2022 às 12:33
Notícia
João Carvalho/TV Jornal
Trilha do Sítio acontece no coração do Alto da Sé, em Olinda - FOTO: João Carvalho/TV Jornal
Leitura:

Conhecida pelas paisagens históricas e por ser a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1982, Olinda encanta moradores e turistas com sua arquitetura colonial e barroca. No entanto, a beleza das paisagens naturais presentes na cidade podem passar batido. Foi com a vontade de incentivar o cultivo do meio ambiente, apresentar um novo lado de Olinda e proporcionar experiências diferentes para adultos e crianças que a Trilha do Sítio iniciou suas atividades.

O guia responsável pela trilha, Rodrigo Dubeux, explica que o local foi comprado em um leilão por seu tataravô, em 1854, e que na época o espaço foi considerado um dos primeiros jardins botânicos do Brasil. Rodrigo é da área de gestão ambiental e ressalta o cuidado com o espaço que pertence à família há tantas gerações. “Durante a trilha sempre apresento a parte histórica e ambiental para o público, é um espaço preservado há anos por minha família, então faço questão de estar a frente disso”, diz Rodrigo.

São encontradas diversas espécies botânicas ao longo do percurso, algumas como o Cajazeiro, o Jenipapo e a Mutamba, árvores com mais de 100 anos de existência. No total são dois tipos de trilha, a para crianças, que conta com atividades como desenho, pintura e histórias sobre as diversas espécies presentes na Mata, e a trilha tradicional. Ambas reforçam a importância da preservação da natureza e levam um momento de tranquilidade e relaxamento aos que participam da aventura. Uma boa opção para a criançada neste período de férias. 

“As crianças ficam curiosas com as plantas, tocam nelas, aprendem sobre, essa é a parte mais legal do trabalho”, afirma o guia Rodrigo Dubeux. De acordo com a psicóloga Jaqueline Guimarães, o contato com a natureza é gratificante para o ser humano de forma geral, mas principalmente para as crianças, que estão na fase de descobertas. A psicóloga ressaltou a importância desse contato para o desenvolvimento, e os benefícios para a saúde física e mental, melhorando inclusive na aprendizagem escolar dos pequenos.

Combatendo a ansiedade

Em meio a pandemia, cada vez mais crianças desenvolvem ansiedade devido à falta de contato social e o tempo gasto em frente às telas de computadores e celulares. “Justamente por estarmos vivenciando uma pandemia que essas experiências são importantes, inclusive no tratamento dessa ansiedade. A natureza traz um sentimento de calmaria e tranquilidade”, afirma.

A Trilha do Sítio funciona seguindo os protocolos de segurança contra a Covid 19. Para participar, é preciso apresentar a carteira de vacinação e utilizar máscara o tempo todo, além do álcool em gel, já oferecido no percurso.

Serviço

As trilhas devem ser agendadas previamente no Whatsapp pelo (81) 9.9932-2169. Confira os dias e horários de funcionamento:

Segunda à Sexta (Trilha para crianças) - 9h até 11h30
Sábado/Domingo/Feriados - 9h até 15h

Redes sociais: @trilhadositio

Comentários

Mais Lidas