CARNAVAL DE OLINDA

Prefeitura de Olinda faz mudanças no trânsito para Carnaval 2019


TV Jornal / JC Online

-Foto: Ricardo B. Labastier/ Acervo / JC Imagem

Toda a estrutura e equipamentos que darão aporte para o Carnaval de Olinda de 2019 foram divulgadas na manhã desta terça-feira (26), em coletiva de imprensa realizada sede da prefeitura de Olinda. Entre as grandes novidades estão as modificações no trânsito que neste ano não terá pontos de retornos para veículos de passeio dentro da Cidade Alta, diferentemente de anos anteriores, e a ampliação de guarnições e patrulhas da Guarda Municipal.

A partir do primeiro ponto de bloqueio de veículos na Av. Olinda, na Marinha, já haverá uma triagem dos carros autorizados a passagem. Ao atravessar o primeiro ponto o motorista só poderá fazer o retorno bem mais à frente quando chegar na beira-mar de Olinda e percorrer toda a folia.

O primeiro retorno da Av. Olinda, no bairro de Santa Tereza, e o outro retorno é na altura do posto de gasolina, também na Av. Olinda, no bairro do Varadouro, agora estará bloqueado e os ônibus farão o retorno na Praça do Carmo.O mesmo serve para o retorno na Av. Sigismundo Gonçalves, na altura da Padaria Globo, que nesse Carnaval só poderá ser utilizado por ônibus e o já conhecido retorno da Praça do Jacaré só será para veículos de emergência como ambulâncias e viaturas.

Ao todo serão 28 pontos fixos de bloqueio de trânsito, onde as vias estarão fechadas com blocos de concreto. A interrupção tem início nesta sexta-feira (1), a partir das 12h, sendo finalizada na quarta-feira de Cinzas (6). Além dos pontos fixos, serão montados 10 pontos de bloqueio móveis, que estarão montados também na seddxta-feira (1), a partir das 14h, sendo finalizado na quarta-feira (6).

A autorização para passar pelos bloqueios está sendo expedida desde o dia 18 de fevereiro, e está sendo dado um adesivo que garante o livre acesso de veículo de moradores, comerciantes e outros. O cadastro e distribuição dos adesivos segue até esta quinta-feira(28) e estão sendo entregues de forma personalizada com a placa do carro do autorizado, evitando a adulteração ou uso indevido do adesivo.

O secretário de transporte e trânsito de Olinda, Jonas Ribeiro, explicou que as mudanças nos retornos estarão sendo monitoradas por câmeras. “Dessa vez teremos uma via expressa que sai lá da Marinha e segue até a Beira Mar. Essa situação estará toda monitorada por agentes de trânsito e de controle de tráfego para fazer o nosso trânsito fluir, coisa que não vinha acontecendo”, observou em referência as Câmeras de Reconhecimento (OCR), que permitem o reconhecimento automático de placas autorizadas a circular.

Uma central de trânsito monitorará o tráfego por toda a cidade. O posto de controle estará montado na Rua do Sol, no Carmo, e servirá também de auxílio para os foliões, moradores e condutores com as devidas orientações. Estarão empenhados em garantir um trânsito seguro 90 agentes de trânsito, 300 auxiliares contratados, sete viaturas, 30 funcionários, sete motos e dois guinchos.

O prefeito de Olinda, Lupércio, contou estar satisfeito com todo o planejamento para os festejos carnavalescos na cidade. São esperadas mais de 3 milhões de pessoas nas ladeiras e as prévias que ocorrem desde setembro do ano passado serviram de testes. “Estamos preparados para receber os foliões que vem aqui para brincar. Desde setembro estamos planejando, já pondo em teste muita coisa com as prévias, e estamos preparados no tocante ao controle urbano, a vigilância sanitária, a limpeza, a iluminação, a decoração e segurança, que temos o apoio do Governo do Estado”, destacou o gestor que acredita estar fazendo um Carnaval melhor que nos anos anteriores.

Para passar por esses pontos estão autorizados apenas taxitas e veículos autorizados dentro das condições. Dando suporte ao transporte de passageiros estará o sistema de transporte alternativo Uber, que também está autorizado a circular já que patrocina o Carnaval de Olinda e terá quatro lounges de espera para os usuários que estarão na folia aguardarem os veículos que forem pegá-los.

Estrutura de assistência

Na limpeza serão 300 garis, 30 caminhões e duas caixas compactadoras, que seguraram toda a demanda de lixo do Carnaval em Olinda. Ao fim do dia seis caminhões pipa passarão nas ladeiras lavando as ruas com uso de essências.

Para os turistas será montada uma recepção na Secretaria de Turismo de Olinda, na Av. Liberdade, 68, no Carmo. O ambiente servirá de ambiente de descanso entre um bloco e outro e funcionará das 9h às 17h.

Na assistência social haverá profissionais que estarão abordando crianças e adolescentes em situação de trabalho para cadastro e acolhimento no Espaço de Proteção, ou serão mantidas em unidades de acolhimento da Prefeitura de Olinda quando necessário. Os mesmo profissionais também abordaram famílias com crianças para colocação de pulseiras de identificação.

A saúde também contará com atendimentos de urgência em quatro postos (Hospital Tricentenário, Policlínica Barros Barreto, SPA- Peixinhos e Posto Dia, na Praça Laura Nigro). Durante a folia acontecerão ações de prevenção como a distribuição de 800 mil preservativos masculino e feminino, e a atuação de 80 agentes nas ladeiras atuando na redução de danos, que ficarão nos polos do Carmo, Palácio do Governo, Rua 13 DE mAIO, Quatro Cantos, Amparo e Bonsucesso. Também haverá um ponto avançado de testes rápidos DST e Aids nos Correios, que fica no Carmo, das 10h às 17h.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.