
Os pesquisadores identificaram que a taxa de letalidade do coronavírus em Pernambuco está em 9,66%
Os dados fazem parte do levantamento feito pelo Instituto de Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco. - Foto: Pixabay
A taxa de letalidade do novo coronavírus em Pernambuco está acima da média nacional e também maior que a da Itália, segundo levantamento feito pelo Instituto de Redução de Riscos e Desastres de Pernambuco. Os pesquisadores identificaram que a taxa de letalidade da doença no Estado está em 9,66%%. O número é o dobro da taxa nacional, que é de 4,6%, e também maior que a letalidade registrada no mundo, de 5,75%.
O secretário de Saúde, André Longo, atribui a alta taxa de mortalidade aos testes que estão sendo realizados no Estado. "Pernambuco é aquele que mais fez testes de Síndrome Respiratória Aguda, em todo o Nordeste. A gente tem buscado ampliar essa testagem. Neste primeiro momento, aparece Pernambuco com a maior taxa de mortalidade, que a gente questiona se é o melhor parâmetro, quando a gente sabe que vários casos não estão sendo testados. Quando a vigilância e mais ativa, se destaca fortemente, como é o caso de Pernambuco, os números vão aparecer primeiro. Não quer dizer que, em outros estados, não esteja ocorrendo mais óbitos que em Pernambuco", esclareceu o secretário.
Você pode conferir a coletiva completa, no vídeo abaixo, ou o posicionamento dele sobre o tema, a partir do minuto 35:
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada:
A intenção é doar todo o álcool para instituições filantrópicas e unidades de saúde para os ajudar profissionais no combate ao coronavírus
Os funcionários da emergência faziam oração, por causa da pandemia do coronavírus, quando o inseto apareceu no local
Saiba quantas pessoas tiveram alta, nas últimas 24 horas.