SUSTO

Criança de 6 anos se engasga com alimento, convulsiona e é salva por policiais militares no Recife

Maria Cristiane conta que o pequeno estava na sala de casa almoçando quando de repente se engasgou.

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 07/01/2022 às 15:51 | Atualizado em 20/01/2022 às 12:38
Notícia
Reprodução/ TV Jornal
Policiais Militares salvam criança de 6 anos de morrer engasgada no Recife - FOTO: Reprodução/ TV Jornal

Uma criança de seis anos foi salva por policiais militares após se engasgar e ter convulsões no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, nesta quinta-feira (6). Os agentes faziam ronda pela localidade, quando foram abordados pela mãe do garoto que, desesperada, pedia ajuda.

Maria Cristiane, conta que o pequeno estava na sala de casa almoçando quando de repente se engasgou.

>>VÍDEO: Criança de 4 anos morre após ser atingida por bomba enquanto dormia em casa durante o Natal

"Ele estava em casa almoçando quando de repente começou a entrar em convulsão, junto com o engasgo. A gente acredita que ele tenha se engasgado e devido a falta de oxigênio ficou convulsionado", afirmou acrescentando que a criança também estava com uma febre muito alta. 

>>Criança de 1 ano e 3 meses se enforca com mochila dentro de creche

Desespero

"Eu saí louca, desesperada correndo", afirmou a mãe, que em um trecho do percurso avistou a viatura da Polícia Militar em que estava o Sargento Junior do 19º Batalhão e mais um parceiro. "Deus mandou essa viatura com esses dois anjos", acrescentou.

O policial conta que para realizar o desengasgo foi feira a Manobra de Heimlich, que é uma técnica de primeiros socorros, utilizada em casos de emergência por obstrução respiratória.

"Na quarta tentativa a criança conseguiu expelir o alimento e começou a respirar normalmente", contou o sargento. 

Socorro

Após os primeiros socorros, o pequeno Ruan Félix foi levado para Hospital Boa Viagem, em seguida transferido para o  Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), na Área Central do Recife e já está em casa. 

Nota da Polícia Militar de Pernambuco

Em nota a Policia Militar de Pernambuco informou:

Mais uma criança vítima de engasgo foi salva por policiais militares, nesta quinta-feira (06/01). Dessa vez, uma equipe do 19º BPM realizava rondas com abordagens na Rua Araruba, próximo ao Convento do Frei Damião, no Pina, quando foi acionada por uma mulher, desesperada, porque o filho, de 6 anos, estava tendo convulsões em casa.

O efetivo seguiu de imediato ao local, onde encontrou o garoto sem responder a estímulos, apresentando hipóxia, que é a falta de oxigenação cerebral. Os policiais adotaram a Manobra de Heimlich, que é uma técnica de primeiros socorros, utilizada em casos de emergência por obstrução respiratória. Após várias tentativas, a criança expeliu um pedaço de alimento que estava a impossibilitando de respirar.

Com o garoto respirando novamente, os policiais o levaram para o Hospital Boa Viagem, para receber os primeiros socorros. De lá, foi encaminhado para o Imip para exames complementares, sendo realizado um protocolo para assegurar que ele não tivesse sequelas, pois passou muito tempo sem respirar.

+VÍDEOS