Denúncia

Bebê sofre fratura no braço e morre durante parto no Hospital da Mulher do Recife; família denuncia negligência

O parto foi deito por uma enfermeira. A família alega que o bebê chegou ao hospital mexendo na barriga da mãe.

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 15/12/2021 às 15:36 | Atualizado em 15/12/2021 às 15:37
Notícia
Filipe Jordão/JC Imagem
Hospital da Mulher do Recife - FOTO: Filipe Jordão/JC Imagem

Familiares de um bebê morto após parto no Hospital da Mulher, no bairro do Curado, Grande Recife, denunciam negligência médica. A mãe da criança deu entrara na unidade de saúde no último domingo (12) e todo procedimento teria feito por uma enfermeira, devido a ausência de um obstetra. 

A enfermeira que fez o parto já retirou o bebê sem vida. A equipe tentou reanimá-lo, mas não obteve sucesso. Em seguida, o natimorto foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbitos e, no local, o médico constatou uma lesão no ombro da criança. 

>>Vigilantes trocam tiros durante briga e um deles é baleado em hospital de Igarassu, Grande Recife

Na manhã desta quarta-feira (15), a avó do bebê esteve no Instituto de Medicina Legal do Recife para liberação do corpo. 

Chegada ao Hospital

De acordo com a avó da criança, a filha chegou fez todo pré-natal e chegou a emergência do hospital ainda sentindo o bebê se mexer. No parto, o ombro do bebê teria enganchado o que teria ocasionado o óbito. "Enganchou o ombrinho do bebê e ele ficou sem ar e faleceu", relatou. 

>>Mãe e padrasto são presos acusados de matar bebê de apenas 10 meses

Ainda conforme a familiar, nas últimas horas, após a morte do recém nascido, foi que um médico obstetra foi acionado. "Isso é um absurdo não tem um obstetra na hora do nascimento de uma criança. A gente está muito mal com isso", lamentou a avó. 

Família pede providências 

"A gente quer providência. Fazemos de tudo para isso não aconteça com outras crianças, com outras mães não passem por essa situação que estamos passando hoje", contou Zuleide, avó da criança que acrescentou que a filha continua internada na unidade de saúde. 

>>Bebê morre asfixiado após mãe bêbada amamentar a criança e dormir por cima dela no Agreste de Pernambuco

Nota do Hospital da Mulher na íntegra

Informamos que a sra. Jamilly Thaís Silva Santos chegou ao HMR em trabalho de parto já bastante avançado, apresentando 9 centímetros de dilatação.


Assim que ela chegou foi encaminhado para o Centro de Parto, onde foi prontamente atendida com os cuidados necessários pela equipe médica de plantão.


Infelizmente, após manobras realizadas para resolver o distocia de ombro, evento que pode acontecer em alguns partos, o bebê veio a falecer. O HMR lamenta o ocorrido, mas deixa claro que todas as providências foram tomadas para garantir a segurança do parto.

+VÍDEOS