TRAGÉDIA

"Toda vez que deito eu vejo aquela cena. É uma ferida que nunca vai passar", diz mãe de menino de 9 anos morto

Os criminosos arrombaram as portas da sala e da cozinha e invadiram a casa. Segundo a família, os bandidos já chegaram atirando.

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 14/02/2022 às 15:19 | Atualizado em 14/02/2022 às 15:45
Notícia
Reprodução/ TV Jornal
A criança foi morta dentro da casa em que morava com a família - FOTO: Reprodução/ TV Jornal

O clima é de tristeza e revolta na casa da família de Jonatas Oliveira dos Santos, 9 anos, morto com um tiro no peito na última quinta-feira (10) na cidade de Barreiros, Zona da Mata Sul de Pernambuco. A mãe do garoto lembra dos últimos momentos que passou com o filho. 

"Quando ele recebeu os tiros ele começou: mainha, mainha, mainha! Aí eu olhei ele estava todo ensanguentado. Toda vez que eu me deito eu vejo aquela cena. Foi triste. É uma dor insuportável, uma ferida que nunca vai passar", desabafa. 

O crime

Os criminosos  arrombaram as portas da sala e da cozinha e invadiram a casa. Segundo a família, os bandidos já chegaram atirando. O menino se escondeu embaixo da cama dos pais, mas foi arrastado e executado com um tiro no peito.

O corpo do garoto foi velado e sepultado no cemitério de Barreiros sob forte comoção de pedidos de justiça. 

 

Conflitos agrários na região

Nota divulgada pela Fetape e pela CPT diz que a ocupação do Engenho Roncadorzinho por famílias agricultoras se deu após falência das usinas onde trabalhavam ou eram credoras, mas nunca receberam as devidas indenizações. Segundo as entidades, o engenho foi propriedade da Usina Central Barreiros, atualmente, uma massa falida sob administração do Poder Judiciário, que o arrendou.

A comunidade existe há aproximadamente 40 anos e abriga cerca de 400 trabalhadores rurais posseiros, sendo 150 crianças.

"Nos últimos anos, a comunidade vem sofrendo diversas ameaças e violências promovidas por empresas que exploram economicamente a área, com intimidações, destruição de lavouras e com contaminação das fontes de água e cacimbas do imóvel por meio da aplicação direcionada e criminosa de agrotóxico de alta toxidade, segundo a Fetape. Os casos de violência contra a comunidade vêm sendo denunciados pela Fetape e pela CPT há vários meses, sem que medidas efetivas sejam tomadas por parte do Estado para solucionar a tensão e a violência no local", traz o texto.

Nota da Polícia Civil

A Polícia Civil de Pernambuco informou que não irá repassar informações para imprensa para não atrapalhar as investigações. Veja a nota na íntegra:

Informamos que a Polícia Civil de Pernambuco está empenhada na investigação, até a completa elucidação e responsabilização penal, do homicídio de uma criança de 9 anos e a tentativa de homicídio de seu pai, na noite do dia 10/02/2022, no Engenho Roncador, no município de Barreiros. De acordo com informações iniciais, homens encapuzados entraram na residência e dispararam contra as vítimas. O pai e o filho foram socorridos no Hospital de Barreiros, mas a criança não resistiu aos ferimentos. O delegado titular de homicídios de Palmares, Marcelo Queiroz, foi especialmente designado para apurar o fato. A Delegacia Seccional de Palmares e a Delegacia de Barreiros estão dando apoio nas investigações.

A Polícia Militar também foi acionada. Guarnições da 10ª CIPM seguem em incursões na área com o objetivo de localizar os suspeitos. No local existe o policiamento ostensivo através de Guarnições Táticas e Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI).

+VÍDEOS