Após o teto do Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife, desabar na última segunda-feira (2), uma pessoa que trabalha na unidade de saúde detalhou a real situação da maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco.
Em um áudio, a pessoa que não quis se identificar, revela que com frequência pacientes perdem a vida por não receberem o tratamento adequado.
"Pacientes com muita frequência perdendo a vida sem ter a chance de receber o tratamento certo e profissionais adoecendo sem querer mais tirar plantão naquele setor", relatou.
O funcionário conta como se sente assistindo toda situação de precariedade, sabendo o que fazer, porém não tendo as ferramentas necessárias para prestar o atendimento.
"Eu já perdi as contas das vezes que eu me retirei do setor para chorar, tendo que assistir a tudo isso, quase todos os dias", disse.
ESTRUTUTA DO HR
"Parte do teto desabou há bastante tempo e toda a fiação elétrica fica exposta, com água caindo sobre a fiação, com fumaça saindo e tudo isso coloca em risco, tanto os profissionais como os pacientes que são transportados por esses corredores.", revelou a pessoa.
Veja o relato completo:
SOFRIMENTO DAS FAMÍLIAS DE PACIENTES
Com a gravidade da situação, todos que precisam da unidade de saúde sofrem com o descaso. Familiares de pacientes também reclamam da situação do hospital.
"No espaço de 1 m² tem 3 ou 4 pacientes dentro dessa UTI, aí o cara diz que caiu o teto e não caiu em cima de ninguém? Onde não tem espaço para nada?", falou Paulo Roberto, filho de um paciente.
"Minha mãe desde sábado está aqui, para trocar a fralda a gente tem que ir lá porque ninguém cuida lá dentro. Nem comida ela está comendo", falou o motoqueiro Demétrio Martins.
"Eu sou mãe, nem na UTI colocaram meu filho, ele está lá jogado na sala vermelha, nem para dá notícias de como meu filho está", disse Lucineide Araújo.
Vídeo do momento:
Tubulação rompe e derruba parte de teto do Hospital da Restauração