SAÚDE

Falta de leitos de UTI tem provocado morte de crianças em Pernambuco, alerta profissional de saúde

Atualmente, de acordo com a Secretaria de Saúde, 100 crianças aguardam vagas de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em hospitais públicos do estado.

Catêrine Costa
Catêrine Costa
Publicado em 20/05/2022 às 15:25 | Atualizado em 20/05/2022 às 15:42
Notícia
SES/DIVULGAÇÃO
Leitos de UTI pediátrica em Pernambuco - FOTO: SES/DIVULGAÇÃO

Desde que os vírus sazonais começaram a circular, as emergências pediátricas de Pernambuco têm estado superlotadas.

Atualmente, de acordo com a Secretaria de Saúde, 100 crianças aguardam vagas de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em hospitais públicos do estado.

Desde a última segunda-feira (16), o advogado holandês Tim Van Egmond sofre atrás de um leito de UTI para o filho, de apenas 1 mês de vida, que foi diagnosticado com bronquiolite.

"A gente foi para a UPA da Caxangá, ele estava tossindo, com secreção, dificuldade respiratória. Os médicos já viram que o caso dele era para ser transferido para UTI, mas não tinha vaga", contou. 

MORTES DE CRIANÇAS

Segundo o enfermeiro Romero da Veiga, a falta de leitos de alta complexidade tem provocado mortes de crianças.

"Tem crianças graves, crianças entubadas aguardando vagas de UTI. Como a demanda está muito grande, as crianças acabam ficando na emergência e infelizmente algumas vão a óbito", revelou. 

Ainda de acordo com Romero, a gravidade e o tempo de espera na fila têm sido critérios usados pelos médicos para escolher quem vai para as vagas que surgem.

SITUAÇÃO AFETA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Situação de estresse que tem afetado muitos profissionais, como relata a presidente do sindicato dos enfermeiros. 

"Está uma rotina bastante exaustiva. As emergências superlotadas, as unidades de saúde estão superlotadas, os profissionais estão tendo que atender um número maior de pacientes, mas também um desgaste muito grande emocional, é muito complicado para a gente ver as crianças nessa situação", relatou Ludmila Outter.

A profissional comentou sobre o fato de que se houvesse uma oferta maior de leitos mais vidas poderiam ser salvas. 

"Vidas poderiam ser salvas se houvesse realmente os leitos em número suficiente para atender essas crianças".

NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE DE PERNAMBUCO

A Secretaria de Saúde informou que a ocupação de leitos de UTI infantil em Pernambuco, hoje, está em 77%. E que o estado possui a maior rede de atendimento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no Nordeste:

"Em relação aos leitos para bebês e crianças com quadros respiratórios, a SES-PE destaca que Pernambuco possui a maior rede para casos de Srag em crianças do Nordeste, com 263 leitos infantis, sendo 126 de UTI e 137 de enfermaria. A ocupação geral destes leitos está, hoje, em 77%, sendo 73% nas vagas de enfermaria e 83% nas de Terapia Intensiva".

O órgão salientou que vem trabalhando para ampliar a rede de atendimento:

"É importante destacar que o Governo de Pernambuco vem trabalhando de forma permanente para ampliar a rede para atender este público, de forma descentralizada e regionalizada. Desde o ano passado, o número de vagas de UTI para crianças mais que dobrou, passando de 56 leitos na sazonalidade de 2021 para 116 atualmente. No entanto, o cenário atual extrapola qualquer planejamento e o número de solicitações de UTI para crianças teve aumento de três vezes em relação à sazonalidade do ano passado. Nas crianças até 2 anos, o vírus sincicial respiratório corresponde a 45% dos quadros. E, nas outras faixas, o rinovíus é predominante, respondendo por 20% dos casos entre 3 e 5 anos e 66% nas crianças entre 6 e 9 anos". 

+VÍDEOS