Cozinha Descomplicada #4

Creme de leite fresco, de lata e de caixinha: saiba como usar cada um

Aprenda as diferenças e os usos de cada creme de leite no Cozinha Descomplicada.

Flávio Paulo da Silva Filho
Flávio Paulo da Silva Filho
Publicado em 15/09/2021 às 11:45 | Atualizado em 01/05/2022 às 17:57
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

No mercado, há uma diversidade de cremes de leite, cada um deles servindo para uma receita específica. Eles podem ser o creme de leite fresco, de caixinha, de lata, o light, de soja e por aí vai.

O que muita gente não sabe é que a substituição de um tipo por outro pode colocar um preparo inteiro a perder. Isso acontece porque o que diferencia as variedades do creme é o teor de gordura encontrado nelas.

São tantas opções que chega a ser confuso escolher o ideal para fazer ganaches, chantilly, caldas, pudins e molhos. E foi pensando em solucionar essa confusão que o Cozinha Descomplicada preparou um guia completo de usos desse ingrediente tão utilizado na culinária mundo afora.

Cozinha Descomplicada: tipos de creme de leite

Creme de leite fresco

O creme de leite ideal pra qualquer tipo de receita, é o creme de leite fresco. Ele que dá mais cremosidade a molhos e também bate chantilly. Com um teor de gordura de 35% por cento, é ideal pra dar essa cremosidade ou fazer doces.

Creme de leite de caixinha

Por ser um alimento ultraprocessado (aqueles que passam por um maior processamento industrial, com adição de açúcares, gorduras e outras substâncias sintetizadas em laboratório), esse tipo de creme de leite não é tão saudável.

A vantagem do seu uso é a de que ele não talha quando levado a altas temperaturas, então é ideal para algumas preparações, como o estrogonofe.

Creme de leite de lata

É mais saudável que o creme de leite de caixinha, com um teor de gordura de aproximadamente de 20 a 25%. Dê preferência a esse tipo na hora da compra, ao invés daqueles de caixinha, porque o de lata tem um teor de gordura que se aproxima mais do creme de leite fresco.

Cozinha Descomplicada

Além desse vídeo, toda quarta-feira você pode acompanhar no programa Sabor da Gente, da TV Jornal, as novas dicas do Cozinha Descomplicada.