Cozinha Descomplicada #7

Aprenda a fazer o macarrão perfeito com dicas do Cozinha Descomplicada

O macarrão é uma massa antiga, mas que ainda deixa algumas dúvidas para o preparo ideal.

Flávio Paulo da Silva Filho
Flávio Paulo da Silva Filho
Publicado em 06/10/2021 às 15:48 | Atualizado em 11/07/2022 às 10:35
Reprodução/NE10 Interior
FOTO: Reprodução/NE10 Interior

Muitos povos reivindicam o título de criadores do macarrão, mas a verdade é que a origem dessa massa tão popular é um grande mistério. A história mais famosa é a de que Marco Polo, um navegador italiano, trouxe o produto da China ainda no século XIII e mudou os rumos da alimentação no seu país.

De lá para cá, a massa foi ganhando mais e mais espaço na mesa de vários lugares do mundo, por sua praticidade e diversidade de usos. Combinado a bons molhos, sendo acompanhamentos ou as estrelas do prato, fato é que o macarrão é democrático.

Mesmo tão popular há tanto tempo, algumas pessoas ainda enfrentam dificuldade em fazer o macarrão perfeito.

Dicas básicas para o macarrão perfeito

Alguns acreditam que colocar óleo na água do cozimento do macarrão vai "soltar" a massa, evitando que grude no final. Mas é algo que, na realidade, prejudica o preparo final.

Isso porque o molho não adere à massa, já que a gordura do óleo vai criar uma espécie de película que encapa os fios do macarrão. O segredo é a proporção de água na hora do cozimento: para cada 100g de macarrão, é ideal usar 1 litro de água.

Outro ingrediente indispensável é o sal, que deve ser adicionado à água do cozimento logo no início. Aqui vale o princípio do "Salgado como água do mar". Assim que a água ferver e o macarrão for adicionado, mexa a massa por alguns minutos. Isso também vai evitar que ela grude no final.

Cozinha Descomplicada

Além desse vídeo, toda quarta-feira você pode acompanhar no programa Sabor da Gente, da TV Jornal, as novas dicas do Cozinha Descomplicada.