CARNAVAL 2024

O HOMEM DA MEIA-NOITE: Homenagem aos povos originários é tema do bloco neste ano

Vestindo verde e branco, o tradicional bloco de Olinda desfila no sábado de Zé Pereira nas ruas históricas da Cidade Alta, em Olinda

Yan Lucca
Yan Lucca
Publicado em 25/01/2024 às 12:20 | Atualizado em 25/01/2024 às 16:25
Notícia
Reprodução / Instagram / Francisco Júnior
O "Clube Carnavalesco de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite", o Calunga, é uma das mais antigas agremiações a circular nas ladeiras do Sítio Histórico de Olinda - FOTO: Reprodução / Instagram / Francisco Júnior

Neste ano, um dos mais tradicionais blocos pernambucanos completa 92 anos. O Clube de Alegoria e Crítica O Homem da Meia-Noite escolheu, para o Carnaval 2024, prestar uma justa homenagem aos povos originários. 

Durante seu desfile, nas históricas ruas da cidade de Olinda, o Calunga vai reverenciar a ancestralidade, a cultura, a história desses povos fundamentais para a construção da identidade brasileira.

Para o presidente do Bloco, Luiz Adolpho, o tema tem grande relação com o que se vive atualmente, é o que nos conta em entrevista: “O tema deste ano é uma grande reflexão sobre nossas vidas. Como se a gente mergulhasse no tempo e fosse refletir sobre uma sociedade que foi construída na base dos povos originários…”

Luiz Adolpho completa: “O tema é uma reflexão de que tipo de sociedade a gente construiu e que tipo de sociedade a gente quer viver...”

Este ano, o bloco vai homenagear três entidades representativas dos povos originários: o Caboclinho 7 Flexas, de Recife; o cantor e compositor Marron Brasileiro; e o povo Xukuru do Ororubá, de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.

ANIVERSÁRIO DO HOMEM DA MEIA NOITE

No dia 2 de fevereiro, o quase secular Homem da Meia-Noite completa 92 anos, e a comemoração será com os Povos Xukuru do Ororubá, na cidade de Pesqueira. 

Na ocasião, a estilista indígena Dayana Molina irá apresentar o fraque que o Homem da Meia-Noite irá vestir este ano.

Para o ano 2024, Luiz Adolpho garante que os foliões podem esperar uma emoção profunda: “O Homem da Meia-Noite tem vida própria. Então, assim, cada ano ele vem de uma forma. O olhar se modifica, o andar se modifica, a forma de cumprimentar as pessoas é diferente. Emoção e reflexão acima de tudo.”

CAMISA OFICIAL DO HOMEM DA MEIA-NOITE 2024

O bloco também lançou sua camisa oficial para o Carnaval 2024. A camisa, criada pelo artista plástico Antônio Mendes, traz elementos que remetem ao tema “Terra Indígena”.

A camisa pode ser adquirida na sede do clube. Para mais informações, acesse as redes sociais da agremiação.

CONHEÇA O TROFÉU 'O MELHOR CARNAVAL'

Visando promover e valorizar a cultura popular, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação promove este ano, 2024, o Troféu O Melhor Carnaval, para escolher o artista do Carnaval 2024.

O concurso cultural conta com a participação dos seguintes artistas: Alceu Valença, Almir Rouche, André Rio, Bia Villa-Chan, Elba Ramalho, Joelma, Nena Queiroga e Xand Avião.

O internauta, telespectador e ouvinte, tem a oportunidade de votarem seu artista preferido através do site de votação, até o dia 09 de fevereiro de 2024.

Confira o regulamento por aqui!

Comentários