Gastronomia

DIA DO COZINHEIRO: saiba um pouco sobre a importância dessa profissão

Conheça histórias inspiradoras desses profissionais e fique por dentro dos melhores utensílios de cozinha do momento.

Wanessa Guerra
Wanessa Guerra
Publicado em 10/05/2022 às 15:11 | Atualizado em 11/05/2022 às 10:11
Sabor da Gente
Dia do Cozinheiro - FOTO: Sabor da Gente

Amor, necessidades, solidariedade, interesses e outras inúmeras razões sempre motivaram o ser humano a cozinhar. Essa atividade é uma das mais antigas que existem, e por isso que é tão especial.

De forma geral, os momentos das refeições sempre geraram aproximação entre as pessoas. Eventos importantes na história da humanidade foram decididos em uma mesa bem servida. Nas pinturas e esculturas romanas, é possível observar que em diferentes contextos os banquetes foram marcantes para as antigas civilizações. Vitórias militares, inaugurações de templos, casamentos, e em várias outras celebrações e fechamento de acordos.

O cozinheiro é a profissionalização de algo que as pessoas já faziam, nessas relações entre si”, afirma o professor e pesquisador em gastronomia, Robson Lustosa. Para ele, o ato de cozinhar não pode ser algo mecânico, vai muito além do que executar uma boa receita.

Hoje a profissão está em ascensão e se destaca cada vez mais. Programas de televisão, restaurantes com assinatura de chefs famosos, aplicativo de delivery: são muitas as possibilidades para uma experiência gastronômica. Por isso, cada detalhe na execução do prato precisa ser feito com empatia.

A confeiteira da casa e assistente de cozinha do programa Sabor da Gente, Mercia Viana, concorda. Para ela sempre existe um pouco de sentimento em tudo que faz. "Nós colocamos amor nos pratos, cozinhar é uma forma de transmitir o que mais amamos”, conta.

Para cozinhar é preciso responsabilidade. Lustosa acredita que na profissão é importante dar atenção ao ato de comer “a gente não come qualquer coisa, a gente come memórias, identidades, culturas, afetividade”, conclui.

 

RECEITA PARA SE ARRISCAR NA COZINHA

Falar do Dia do Cozinheiro sem trazer uma sugestão de receita seria um crime. E para te convencer de que é possível fazer pratos deliciosos, com poucos ingredientes e de forma fácil, que tal esse croquete de batata?

Os ingredientes são:

  • 300 gramas de batata cozida;
  • Coentro;
  • ¼ de colher de chá pimenta moída;
  • ¼ de colher de chá de sal;
  • 2 colheres de sopa de amido de milho;
  • 100 gramas de queijo mussarela;
  • Farinha de trigo;
  • 1 ovo;
  • 200 gramas de Farinha de rosca;


Confira no vídeo o passo a passo. É super fácil!

 

DIA DO COZINHEIRO: produtos para completar sua cozinha

Na hora de cozinhar, ter uma frigideira no tamanho ideal ou uma espátula adequada quebra um galho e tanto, não é?
Nesses momentos tão afetivos, você merece toda facilidade e conforto durante o preparo das receitinhas.

Por isso, temos algumas dicas especiais. Começando por esse jogo de panela, que vai despertar o cozinheiro dentro de você!

Os cabos e alças tem proteção antitérmica, então se você é daqueles cozinheiros desastrados é uma excelente opção de compra. Todas as tampas são de vidros e com saída de vapor, o que auxilia na hora de encorpar os molhos, sem precisar ficar destampando.

Faltou ideia? Não se desespere! Sabia que na Amazon você também encontra inúmeras opções de livros com receitas maravilhosas? Então clica nesse link e se arrisque em novos pratos!

O livro Panelinha: receitas que funcionam, de Rita Loba, tem mais de mil avaliações sendo 89% positivas.

 

 

*Quando você compra por meio de links em nosso site, podemos receber comissão de afiliado.

Sabor da Gente
Dia do cozinheiro - FOTO:Sabor da Gente