Saúde

Cardiologista alerta para ingestão de alimentos ligados ao colesterol

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 13/08/2016 às 11:40

-Reprodução/TV Jornal

Com a chegada do final de semana, é natural que muitas pessoas troquem a dieta pelo churrasco, pela feijoada e pelos pratos da culinária nordestina. Mas, de acordo com especialistas, é preciso ficar atento à ingestão de grandes quantidades de alimentos de origem animal, óleos, leite não desnatado, ovos e gorduras, que contribuem para o aumento do colesterol.

"O grande contingente de gorduras saturadas está nas frituras, por isso a gente recomenda evitar fritura e ter uma dieta o mais saudável possível", informou o cardiologista Sérgio Montenegro em entrevista à apresentadora do TV Jornal Meio Dia, Graça Araújo.

O colesterol é conhecido como a gordura do sangue e passa a ser considerado uma doença a partir do momento em que excede os níveis aceitáveis. Doenças cardiovasculares como a aterosclerose, o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC) podem se desenvolver em pacientes com colesterol alto.

Segundo dados do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, essas doenças matam uma pessoa a cada 2 minutos no Brasil, representando cerca de 300 mil mortes. Só em Pernambuco, em levantamento feito com a Secretaria de Saúde do Estado, as doenças no coração representam 30% das mortes.

De acordo com o médico, a única maneira de identificar o colesterol alto é com exames de sangue. O tratamento pode incluir remédios, mas, principalmente, mudança nos hábitos alimentares. "O exercício ajuda, mas não é tão determinante como a dieta para o colesterol", alertou o cardiologista Sérgio Montenegro.



+VÍDEOS