Zona Sul

Casos de violência e boatos aumentam insegurança em Boa Viagem

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 09/02/2017 às 13:20

{IMAGEM}

Uma onda de boatos está apavorando e mudando os hábitos dos moradores do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A informação falsa tem ganhado dimensão quando espalhada pelas redes sociais.

Nas ruas do bairro, a população anda segurando firme as bolsas e com os passos apressados. O clima de insegurança faz com que cada um desenvolva alguma estratégia para tentar se proteger da violência. "Antes de atravessar eu olho para vê se do outro lado tem alguém suspeito", contou a estudante Fabiana Francinele.

A sensação de medo foi agravada por um tiroteio envolvendo traficantes na Ilha do Destino, em Boa Viagem, na segunda-feira (6), e a perseguição policial que resultou na prisão de um assaltante de banco na terça-feira (7). Desde esses dias, até um toque de recolher supostamente decretado por bandidos foi divulgado.

Susto

Apesar das informações desencontradas, nem tudo é boato. Na Avenida Dom João VI, conhecida como a Avenida do Canal, foram registrados pelo menos dois assaltos nos últimos dois dias, nas imediações do túnel. O local tem pouco movimento e um sinal de trânsito obriga os motoristas a pararem.

Os incidentes foram denunciados nas redes sociais. O primeiro caso foi relatado pela filha da vitima, que teve o celular roubado sob a mira de uma arma. No segundo caso, o motorista não parou e o bandido atirou, mas, por sorte, a bala não conseguiu perfurar o para-brisas.

Operação Padrão

A Operação Padrão da Polícia Militar tem contribuído para a sensação de insegurança. O impasse entre os polícias, que querem reajuste salarial e melhores condições de trabalho, e o Governo do Estado já dura dois meses. Enquanto não há um acordo, os números da violência só aumentam. De 2015 para 2016, o número de assassinatos no estado saltou de 3.889 para 4.479. Um aumento de 15/%.

+VÍDEOS