Protesto

Movimentos ligados à habitação cobram moradias em Jaboatão dos Guararapes

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 10/04/2017 às 11:11

-Reprodução/TV Jornal

Movimentos ligados à habitação realizam protesto em frente à sede da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na manhã desta segunda-feira (10). O Movimento Semente Urbana (MSU), Somos Todos Muribeca (STM), Grupo de Melhor Idade Flor do Carmelo e a Central de Movimentos Populares (CMP) estão cobrando a construção de habitacionais em dois terrenos no bairro do Loreto e Muribeca.

Os grupos querem sensibilizar a Prefeitura para que seja feita a compra dos terrenos, já que desde 2015 os projetos dos dois habitacionais foram selecionados pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do Ministério das Cidades. De acordo com os Movimentos, as áreas já foram desapropriadas pela Prefeitura e a emissão de posse dos terrenos expedidas pela Justiça.

Todos os critérios solicitados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida e pela Caixa Econômica estão sendo cumpridos, mas para concluir essa etapa é preciso que o pagamento de R$ 1,1 milhão dos terrenos sejam feitos.

Em carta enviada à imprensa, representantes dos Movimentos informaram que os recursos, na ordem de R$ 52,4 milhões, para a construção dos habitacionais já estão liberados pelo Ministério das Cidades, mas a contratação das obras está condicionada à compra dos terrenos.

Prazo

De acordo com os movimentos ligados à habitação, o prazo dado pelo Ministério das Cidades está próximo de vencer. Sem o pagamento dos terrenos pela Prefeitura, o município perderá todo esse investimento e as 640 famílias a casa própria.

Reunião

No final da manhã desta segunda-feira (10), um grupo foi chamado para conversar com uma comissão especial formada pela Prefeitura de Jaboatão. Caso o impasse não seja resolvido, eles prometem nova paralisação e interdição de vias próximas ao prédio da Prefeitura.

+VÍDEOS