Conscientização

Combate ao Fumo: cigarro pode provocar câncer, derrame e infarto

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 29/08/2017 às 13:00

-Reprodução/TV Jornal

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi lembrado nesta terça-feira (29) com várias atividades de conscientização no Recife. No bairro da Boa Vista, no Centro da cidade, uma campanha mostrou o que poderia ser gasto com o dinheiro usado na compra dos cigarros. A data, criada há mais de 20 anos, serve de alerta para os riscos desencadeados pelo vício.

Pra ser ter ideia, o câncer de boca, intestino e estômago também podem ser provocados pelo cigarro, segundo os especialistas. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam, que por ano, cerca de seis milhões de pessoas morrem por conta do hábito de fumar. E essa realidade é comprovada pelos médicos.

O tabaco é a causa de nove em cada dez casos de câncer no pulmão e aumenta em 20% o risco da doença. "A gente também tem que sensibilizar a população que o cigarro também aumenta a probabilidade da pessoas terem um derrame cerebral e um infarto. Então as doenças cardiovasculares também estão associadas", contou o oncologista, Gustavo Godoy.

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, cerca de 10,7 % dos moradores da cidade são fumantes. Um pouco abaixo quando comparado a média nacional de 11,3%. No ranking de fumantes no mundo, o Brasil ocupa a oitava colocação com aproximadamente 20 milhões de viciados.

+VÍDEOS