São João

Médico explica o que fazer ao ser queimado por fogos de artifício

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 13/06/2018 às 10:30

-Pixabay

Neste período festivo, que mistura São João e Copa do Mundo, todo cuidado é pouco para evitar que brincadeiras acabem em acidentes com queimaduras. Na noite dessa terça-feira (12), já começou a tradição de acender as fogueiras e brincar com fogos de artifício,por causa das homenagens ao Dia de Santo Antônio.

De um dia para o outro, três pessoas já deram entrada no setor de queimados do Hospital Restauração, no Recife. Todas elas, vítimas de queimaduras provocadas por fogos de artifício: duas crianças, que já receberam alta, e um adulto.

Hospital

Desde a última quarta-feira (6), o Hospital Restauração, responsável por atender maior parte dos acidentes graves da cidade, já afirmou que está trabalhando com a superlotação no setor de queimados do local. A preocupação se torna ainda mais crescente com a proximidade do São João e da Copa do Mundo.

Na enfermaria masculina, por exemplo, não há mais leitos disponíveis, havendo 13 pacientes internados. Isso, sem contar com os seis pacientes que esperam por um leito na fila de espera.

Primeiros socorros

No caso de acidentes, as lesões mais leves, como queimaduras, devem ser colocadas na água fria para esfriar a região, e o local queimado deve ser coberto depois com um pano limpo. Segundo Marcos Barreto, chefe da unidade de tratamento de queimados do Hospital da REstauração, deve-se evitar colocar produtos caseiros como manteiga, café, pasta de dente.

Se tiver sangramento, a pessoa deve levantar a mão para diminuir a sangria e evitar amarrar o local. Em seguida, a recomendação é procurar atendimento médico mais próximo possível, para que seja avaliada a necessidade de um atendimento mais especializado

Cuidados no uso:

- A aquisição dos fogos deve ser feita em comércio certificado pelo Corpo de Bombeiros.

- Sempre utilizar em local afastado das pessoas, em áreas abertas e sem fiação elétrica.

- Os rojões devem ser usados com um suporte e não segurados diretamente na mão.

- Os fogos não devem ser utilizados por crianças.

- Se a pessoa vai ingerir bebida alcoólica, não deve fazer uso de fogos de artifício.

Em caso de acidentes:

- As queimaduras leves devem ser lavadas com água fria e cobertas por um pano limpo, até chegar a um atendimento médico.

- No caso de sangramentos, a mão deve ser elevada para cima, evitando também fazer garrote.

+VÍDEOS