Atenção

Saiba quais os perigos e os cuidados na hora de carregar o celular

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 18/06/2018 às 10:30

-Reprodução/TV Jornal

Muita gente não sabe, outros sabem e não levam a sério, mas o perigo é real: utilizar o celular enquanto ele está carregando pode levar à morte. Isso foi o que aconteceu com dois jovens, só neste mês, no Brasil. Na semana passada, em Taubaté, no interior de São Paulo, um jovem de 22 anos morreu após levar um choque, quando usava um celular ligado à tomada.

Já no começo do mês, no interior do Ceará, um adolescente de 16 anos morreu, depois de pegar o celular, que estava conectado a um computador da escola onde estudava.

O risco

O perigo de choques existe porque pode haver um vazamento da corrente elétrica do aparelho que está sendo carregado. O risco é maior quando os cabos e carregadores não são originais ou estão danificados. "Se ele não for original, a gente tem o risco de levar um choque, ou até o celular explodir. O ideal é tirar da tomada e utilizar o celular", afirma a professora de eletrônica Ana Paula da Silva.

Cuidado

Essa medida de desconectar o aparelho da fonte de energia antes de usar serve também para os carregadores portáteis e computadores. Os cabos não devem ser dobrados, e é preciso ter atenção na hora de escolher o local onde fazer a recarga. Superfícies que aquecem os celulares, como camas e travesseiros, aumentam o risco de problemas, como incêndios. O ideal é carregar no chão ou em superfícies que não aqueçam.

+VÍDEOS