Centro de Valorização à Vida

Setembro Amarelo alerta para a importância da prevenção ao suicídio

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 14/09/2018 às 11:20

-Foto Pixabay

Conhecido como 'Setembro Amarelo', este é o mês de prevenção ao suicídio. Essa é uma campanha realizada pelo Centro de Valorização à Vida (CVV). No Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 milhão de pessoas tiram a própria vida todos os anos.

A pesquisa revela ainda que, a cada 45 minutos, uma pessoa morre por suicídio no país. Ou seja, por dia, 32 pessoas tiram a própria vida. Em Pernambuco, só em 2016, foram registradas 396 mortes por suicídio. Destas, 144 foram no Recife, números que deixam o Estado com a décima maior taxa de suicídios do país.

Crianças e adolescentes

O aumento do número de crianças e adolescentes que estão tirando a própria vida é outro fator muito preocupante, segundo a psiquiatra Cláudia Pires. De acordo com a especialista, se o tratamento das doenças mentais fosse priorizado na rede pública de saúde, haveria uma redução de 90% dos casos de suicídio.

Como identificar e ajudar

Identificar uma pessoa que deseja se suicidar não é tarefa simples, mas segundo a psiquiatra, prestar atenção no comportamento da pessoa pode ser o início de uma grande ajuda. Outra forma de apoio também chega do trabalho realizado pelo CVV. O serviço funciona 24 horas, por meio de um contato por telefone, que pode ser realizado gratuitamente. O telefone do Centro de Valorização da Vida é 188. Você também pode entrar em contato pelo site www.cvv.org.br.

+VÍDEOS