Solidariedade

Mais de mil pacientes pernambucanos ainda esperam por doação de órgãos

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 26/09/2018 às 14:15

-EBC

Mais de mil pernambucanos aguardam para fazer algum transplante de órgão no Estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. A maior parte da espera, 749 pacientes, é para receber doação de rim. Por isso, uma ação está sendo realizada nos hospitais da capital durante a Semana Nacional de Incentivo à Doação de Órgãos.

Na manhã desta quarta-feira (26), histórias de quem espera e de quem já conseguiu um órgão novo se juntaram no Instituto de Medicina Professor Fernando Figueira (IMIP). O estudante Lucas Alan Freire foi um dos jovens que esteve no local, ele precisa de um transplante de fígado. Mesmo sendo o primeiro da fila, ainda faltam chegar doadores compatíveis. “Se for para doar, doe, porque é muito importante”, pede o jovem.

Veja a reportagem:

Como doar?

Entre janeiro e agosto deste ano, foram realizados 1.129 transplantes em hospitais de Pernambuco. Para ser um doador é fácil, basta querer e avisar aos parentes mais próximos.

Em 2018, a central de transplantes recebeu 346 notificações de morte cerebral. Esses são casos em que os órgãos poderiam ser doados. Mas, do total, apenas 122 famílias autorizaram o procedimento.

+VÍDEOS