Eleições 2018

Eleitores têm até dezembro para se regularizar na Justiça Eleitoral

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 14/11/2018 às 8:00

-Foto: José Cruz/Agência Brasil

As eleições passaram e quem não votou precisa se regularizar com a Justiça Eleitoral e justificar a ausência nas urnas. Os atendimentos para receber essas pessoas já começaram. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, em Pernambuco, mais de um milhão e cem mil pessoas deixaram de votar em cada turno.

O Assessor da corregedoria do TRE-PE, Orson Lemos, explica que a justificativa pode ser feita com um atestado médico ou até mesmo um comprovante de trabalho. Nesse caso, a explicação não precisa ser presencial, pode ser feita por meio do site, preenchendo um formulário e anexando o documento oficial. Assim, o juiz atende diretamente.

O eleitor que não tem o documento precisa comparecer a um Cartório Eleitoral para que seja aplicada a multa e, assim, voltar a ficar regular com a Justiça. No caso do Recife, o Cartório Eleitoral fica situado próximo ao Forte das Cinco Pontas, na área central da cidade. Quem não tem a justificativa precisa pagar uma multa de R$ 3,50.

O atendimento

Para ser atendido no cartório eleitoral, o eleitor precisa chegar entre 8h e 15h. Por dia, no Recife, são distribuídas 350 senhas. O prazo para se regularizar é de até o dia 6 de dezembro, para quem não votou no primeiro turno. O prazo para quem não votou no segundo turno é até o dia 27 do mesmo mês.

+VÍDEOS