Janeiro Roxo

Campanha no Recife alerta para cuidados com a hanseníase

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 21/01/2019 às 12:35

-Reprodução/TV Jornal

Janeiro é mês de combate à hanseníase, e profissionais de saúde estão trabalhando na identificação de novos casos da doença, no Recife. Eles também alertam para a importância do diagnóstico precoce e para o tratamento. Só no ano passado, foram notificados 431 casos de hanseníase, na capital.

A campanha ocorre em todas as unidades de saúde da cidade que estão mobilizadas esta semana para o Janeiro Roxo, criado para chamar a atenção das pessoas para a Hanseníase. Palestras, consultas médicas e identificação de pessoas com a doença fazem parte da programação.

A doença

A hanseníase, que é popularmente conhecida como lepra, é causada por uma bactéria e é contagiosa. A transmissão ocorre por meio de convivência com pessoas que estão infectadas e que não estão fazendo o tratamento. O contágio pode ocorrer através da saliva ou secreções nasais. Por isso, é importante ficar atento aos sintomas da doença.

Cura

A hanseníase tem cura, mas quando não tratada adequadamente, pode causar deformidades no corpo. Isso faz com que muitas pessoas que contraem a doença deixam de procurar tratamento, por vergonha.

Confira sintomas e tratamento

+VÍDEOS