ESCADA

Mulheres são presas tentando aplicar golpe em agência do INSS

TV Jornal
TV Jornal
Publicado em 15/04/2019 às 9:00

-Divulgação: Polícia Federal

A Polícia Federal autuou em flagrante, na quarta-feira (10), a idosa Judith Maria Batista de Lima, de 66 anos, e a agricultora Josefa de Fátima Barros, de 33 anos, na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do município de Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. As prisões aconteceram quando as duas suspeitas, com o uso de documentos falsificados, tentavam reativar um benefício previdenciário de amparo ao idoso que havia sido cancelado por fraude.

Confira outros detalhes na matéria exibida no Por Dentro com Cardinot desta segunda-feira (15):

Golpe

A idosa havia apresentado uma informação de que seu benefício havia sido suspenso e que queria reativá-lo para receber os valores atrasados do mês de janeiro, que não havia sacado. Os servidores da agência perceberam que no benefício constavam dois pedidos de transferência para cidades da Paraíba e que foram apresentadas para saques identidades de mesmo número e nome do titular, porém com fotos diferentes da apresentada.

Ao ser constatada a fraude, as mulheres foram detidas e a Polícia Militar acionada. Elas receberam voz de prisão em flagrante e foram encaminhadas para a Superintendência da Polícia Federal, no Cais do Apolo, no Recife, onde acabaram sendo autuadas pelo uso de documento falso.

Interrogatório

Judith Maria informou que, por passar por situação financeira difícil para comprar remédios de diabetes, aceitou a proposta de um aliciador para sacar os benefícios fraudulentos e, receberia por cada benefício, um valor de R$ 300,00. Disse também que recebia toda a documentação pronta e que não é a primeira vez que fazia esse tipo de saque ilegal.

Por fim, afirmou que recebeu a quantia de valores atrasados também na agencia do INSS de Monteiro/PB e que Josefa também estava com ela. Já a segunda mulher informou que também foi aliciada e que seu papel seria apenas o de acompanhar a idosa para retirar os valores de seu benefício e, para isso, receberia a quantia de R$ 200,00.

Audiência de custódia

Elas fizeram o exame de Corpo de Delito do Instituto de Medicina Legal (IML) e, em seguida, foram encaminhadas para a audiência de custódia. A idosa teve a sua prisão preventiva confirmada, sendo encaminha para a Colônia Penal Feminina, e a outra suspeita foi liberada.

+VÍDEOS