Agreste

Homem tem corpo incendiado ao tentar acender fogueira com gasolina

Além dele, outras quatro pessoas deram entrada no Hospital da Restauração com ferimentos por fogos e fogueiras

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 24/06/2019 às 11:56
Arquivo/JC Imagem
FOTO: Arquivo/JC Imagem

Apesar dos alertas, a véspera de São João terminou com acidentes envolvendo fogos e fogueiras no Agreste de Pernambuco e no Recife. Ao menos cinco pessoas deram entrada na unidade de queimados do Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central da capital, com ferimentos.

Quatro acidentes aconteceram no Agreste. O mais grave foi o caso de José Mário Morais da Silva, de 57 anos, que se queimou quando foi acender uma fogueira usando uma garrafa de gasolina, em Santa Cruz do Capibaribe. A garrafa explodiu e incendiou o corpo dele. Não há informações sobre o quadro de saúde do homem.

Veja cuidados para manusear fogos e o que fazer em caso de acidentes

Todo cuidado é pouco na hora de manusear esses produtos. Do ano de 2017 para o de 2018, foi registrado um aumento de 53% no número de casos de queimaduras por fogos. Para se precaver da melhor maneira é necessário ter atenção até na hora de comprar os itens.

A capitã do Corpo de Bombeiros, Cibely Marinho, ressalta que é necessário checar se o ponto de vendas é autorizado e verificar a embalagem do produto antes de comprá-lo, observando validade e instruções de uso dos fogos. "Se tomou todos esses cuidados, mas, ainda assim aconteceu algum acidente, sendo uma queimadura, a orientação é que coloque o ferimento em água corrente e não passar manteiga, pasta de dente, nenhuma substância em cima", explicou a capitã.

Confira

O chefe do centro de queimados do Hospital da Restauração (HR), Marcos Barreto, reforçou cuidados para evitar as queimaduras que podem deixar sequelas para a vida inteira.

Não reutilizar

Ainda de acordo com Cibely Marinho, não se pode, em nenhuma hipótese, reutilizar fogos de artifício. "De jeito nenhum reutilizar esses fogos. Soltou e não funcionou, pega um novo e faz um novo uso", alertou.

Socorro

Em caso de queimaduras, a capitã ressalta que não é para colocar nada além de água no ferimento. "Na hora do socorro, não se pode colocar pasta de dente ou manteiga, nenhuma substância no ferimento mas sim, apenas água corrente", disse.

Corpo de Bombeiros

Em caso de acidentes de maiores proporções, o ideal é ligar para o Corpo de Bombeiros, no dígito 193.

Vistoria

Funcionários do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) Recife visitaram pontos de venda para fiscalizar e apreender fogos clandestinos, com o objetivo de evitar que esses produtos sejam comprados, a fim de evitar acidentes e queimaduras.

+VÍDEOS