Alerta

Golpe que circula há uma semana já fez 180 mil vítimas pelo Whatsapp

A Polícia Federal alerta os usuários do aplicativo e dá dicas de como não ser mais uma vítima desse golpe

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 10/07/2019 às 9:12
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A Polícia Federal fez um alerta para os usuários do aplicativo Whatsapp, sobre um golpe. Segundo a PF, as investigações começaram há sete dias. De acordo com a denúncia, no golpe, a quadrilha envia uma mensagem pelo WhatsApp com um link que promete dar acesso ao décimo terceiro salário do Bolso Família.

Ao acessar, a vítima é encaminhada a uma página falsa da Previdência Privada, que pede todos os dados do suposto beneficiário, como nome completo, endereço e CPF. Em seguida, o sistema pede que a vítima compartilhe o link com todos os contatos do telefone.

>> Golpe antigo pelo celular ainda faz vítimas no Recife

Vítimas

De acordo com a Polícia Federal, o golpe circula na internet, há cerca de sete dias, e já fez mais de 180 mil vítimas em Pernambuco. A intenção dos criminosos, segundo o chefe de comunicação da PF, Giovani Santoro, é acessar as senhas dos aplicativos bancários instalados no telefone da vítima.

Dica

Entre as dicas repassadas pela Polícia Federal está o acesso ao site www.psafe.fom. Ao receber um link suspeito, a pessoa pode copiar o endereço e colar no site. O próprio site faz uma busca e revela se o link é malicioso ou não.

+VÍDEOS