Zona Norte do Recife

Moradores do Vasco da Gama denunciam problemas de mobilidade urbana

Sem calçadas, pedestres dividem espaço com veículos nas ruas do bairro Vasco da Gama e correm risco de acidentes

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Moradores do bairro do Vasco da Gama, localizado na Zona Norte do Recife, estão enfrentando dificuldades diariamente para circular pela principal rua da região, que tem exatamente o mesmo nome do bairro. O curto espaço da via gera trânsito intenso na área e, devido ao grande acúmulo de lixo nas calçadas, pedestres são obrigados a dividir espaço com os veículos. Existem ainda, ruas sem calçadas, que aumentam os riscos de acidentes para a população.

Os residentes denunciam que o problema de mobilidade é antigo no Vasco. "Agora está pior. Não tem calçada de pedestre e quando engarrafa, ficamos de duas a três horas sem sair do canto", denunciou Sebastião da Silva, que vive há 50 anos.

>>>Moradores denunciam buraco em calçada da Zona Norte do Recife

>>>Ondas invadem calçadas e avenidas em Recife e Olinda; veja vídeos

Perigo e risco de acidente

O morador Ezequias Campelo denuncia que sua esposa sofreu um acidente quando tentava caminhar pelas calçadas cheias de problema do bairro. "Ela tropeçou e caiu, arranhou-se toda. Tive que socorrer ela, que chegou toda arranhada em casa", contou.

Nota

A TV Jornal entrou em contato com a Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) e com a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, mas não obteve resposta sobre os problemas de mobilidade mostrados na reportagem. Já sobre a coleta de lixo, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) disse que faz o recolhimento todas as noites.

+VÍDEOS