Saúde

Rede pública reforça vacinação contra sarampo para bebês

A decisão do reforço foi tomada após quatro casos de sarampo serem confirmados em Pernambuco

Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

Após a confirmação de quatro novos casos de sarampo, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES) decidiu reforçar a vacinação contra a doença. A orientação da vacina vale para bebês de seis meses a menores de um ano de idade e entra como dose extra.

A prevenção para os recém nascidos é de grande importância, pelo fato de o sistema imunológico ser mais fraco e porque, nas crianças, a doença pode ser fatal. Dos quatro casos confirmados de sarampo, dois foram no Recife, na capital pernambucana, e dois em Caruaru, no Agreste do Estado.

>>>Rede pública promove vacinação contra sarampo, rubéola e caxumba

>>>Novos casos de sarampo são registrados; saiba como identificar e tratar a doença

Confira

Doses disponíveis

As doses extras do sarampo já estão disponível nos postos de saúde do Recife e de mais oito municípios : Paulista, Bezerros, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Taquarintinga do Norte, Vertentes, Frei Miguellinho e Salgueiro.

Vacinação nas crianças

Além da dose extra, as crianças devem ser imunizadas contra o sarampo em três fases. A primeira, aos seis meses de idade , a segunda, com um ano e a terceira, aos 15 meses. É importante que os intervalos entre cada dose sejam respeitados.

Sintomas

Os sintomas do sarampo podem ser confundidos com uma gripe ou resfriado. O vírus atinge os pulmões e as vias aéreas.

  • Febre
  • Manchas pelo corpo
  • Coriza
  • Tosse

+VÍDEOS