Centro do Recife

Zona Azul: Derby ganha 230 novas vagas de estacionamento rotativo

As vagas de Zona Azul ocupam seis ruas que ficam no entorno da Praça do Derby 

Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Os condutores que costumam circular pela área central do Recife, mais precisamente no bairro do Derby, precisam ficar atentos: 230 vagas de Zona Azul foram implantadas em seis ruas que ficam no entorno da Praça do Derby.

A mudança passa a valer a partir desta segunda-feira (26). As vagas de estacionamento rotativo contemplam as duas vias da praça, que vão da via local da Avenida Agamenon Magalhães até a Rua Jener de Souza, e as ruas Barão de Goiana, Baixa Verde, Feliciano Gomes e Jornalista Paulo Bitteoncourt.

De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU), o objetivo da nova implantação é gerar rotatividade para os motoristas.

>>>Flanelinhas do Centro do Recife reclamam da Zona Azul Digital

>>>Motoristas estão com dificuldades para usar a Zona Azul Digital

Regras

Para estacionar na vaga de zona azul o condutor precisa ter a folha de papel ou o ter o cadastro da placa do veículo no aplicativo digital. Quem antes costumava colocar o carro no local de graça, agora vai ter que pagar pela vaga.

  • 5% das 230 vagas são destinadas a idosos
  • 2% são destinadas a pessoas com deficiência
  • Tempo máximo de permanência: 5h, podendo ser renovado pelo mesmo prazo.
  • Horário do estacionamento rotativo: das 08h às 18h, de segunda à sexta, e aos sábados, das 08h às 12h.

Aplicativo Zona Azul Digital

Para estacionar nas vagas de Zona Azul os motoristas podem utilizar tanto os bilhetes físicos, quanto o aplicativo da Zona Azul Digital. Segundo a CTTU, a fiscalização digital começa a partir do 1º dia útil de setembro. Isso porque a validade do talão de papel, que acabaria no fim do mês de julho, foi estendida pela CTTU até o dia 31 agosto.

Multa

Os motoristas que estacionarem de forma irregular estão sujeitos a multa de R$195,23, além de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

+VÍDEOS