Fumo

Ação busca conscientizar e ajudar fumantes a largar o cigarro

Nesta quinta-feira (29), é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Tabagismo. Confira dicas para parar de fumar

Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

É comemorado, nesta quinta-feira (29), o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. Profissionais da saúde realizaram uma ação para conscientizar e ajudar pessoas fumantes a largar o cigarro. Em Pernambuco, quase 10 mil pessoas morrem por ano, vítimas desse vício.

E os não fumantes, também devem ficar em alerta. Até aqueles que não consomem diretamente o fumo, estão sujeitos a vários tipos de doença.

>>>Café e cigarro amarelam os dentes? Odontologista responde

>>>Homem sai de casa para comprar cigarro e acaba morto em Olinda

Confira a reportagem

Palavra do especialista

"A pessoa só vai mostrar que tem câncer, quando tem dois terços da evolução. Quando não tem mais tratamento curativo. Portanto, é necessário parar de fumar o quanto antes", afirmou o médico infectologista Blancard Torres.

Controle de tabagismo

O programa de controle de tabagismo já acontece há 12 anos, no Ambulatório do Real Hospital Português, localizado no bairro do Paissandu, na área central do Recife. Por mês, mais de 100 fumantes procuram o serviço e 80% deles conseguem parar de fumar.

Dona Josenilda Marques é uma das pessoas que, depois de oito meses, comemora o fim do vício. "Com o dinheiro do cigarro já coloquei chapa, pinto a unha, corto o cabelo. Estou muito feliz", contou Josenilda.

Serviço

O grupo de tabagismo atende todas as sextas-feiras, nos horário das 10h às 11h. O atendimento é gratuito e aberto ao público geral.

+VÍDEOS