Alerta

Sarampo também pode causar problemas na visão, afirma médico

Segundo o oftalmologista, Alexandre Ventura, os sintomas são fáceis de identificar

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 11/09/2019 às 15:31
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

De acordo com o diretor do Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Croda, o sarampo é uma doença contagiosa e transmitida por gotículas respiratórias. Por isso, também pode causar sérios problemas nos olhos, que começam com uma simples conjuntivite, evolui para uma úlcera de córnea, chegando a causar cegueira total, se não for tratada, segundo o oftalmologista, Alexandre Ventura.

Os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SDS), revelam que, até o momento, 357 casos estão sendo investigados e 14 foram confirmados, além de uma morte, mas não especificam se houve alguém com problemas na visão.

"Seriam os sinais da conjuntivite, que seria a vermelhidão ocular, no branco do olho você notar mais vermelho, edema palpebral, lacrimejamento e acúmulo de secreção", afirmou Ventura.

Tratamento

Ainda de acordo com o oftalmologista, o diagnóstico é simples e pode ser feito no consultório. Não é preciso de exames específicos. "O tratamento pode ser de cinco a sete dias, se diagnosticado exatamente logo no inicio. Se não, você pode ter seis meses de dor de cabeça, tentando resolver o problema, ficando com uma cicatriz e com uma baixa de visão permanente", relatou.

Mais atingidas

As crianças, segundo o médico, são as mais atingidas desta doença e ressalta a importância da vacinação.

+VÍDEOS