Infância Cidadã

Meninas deixam paradigmas de lado e praticam judô e futsal no Recife

A prática de esportes auxilia no ensinamento dos valores sociais

Tião Siqueira?/TV Jornal
FOTO: Tião Siqueira?/TV Jornal

A prática de esportes pode melhorar a vida das crianças com o ensinamento de valores, entre eles, deixar o machismo de lado e se divertir em modalidades como judô e futsal. As meninas são minoria nas aulas, mas nem por isso se sentem intimidadas. Seja em um tatame de uma academia na Zona Norte do Recife ou em um colégio no bairro das Graças, as garotas meninas se destacam.

Pietra, de nove anos, já ganhou 12 medalhas em competições e defende o esporte livre, para meninos e meninas. "É uma besteira. As meninas e os meninos podem fazer o que quiserem". A mãe da garota, a advogada Gisela Monteiro, se diz orgulhosa pela filha ter escolhido praticar esporte. "Foi um grande aprendizado, como mãe de Pietra, acompanhar sua trajetória no judô."

Benefícios

Para o professor Carlison Nunes, a prática da luta traz uma série de benefícios para as crianças. "Levanta a auto estima, trabalha o equilíbrio emocional, a coordenação motora e a socialização. Muitos vêm pela falta de disciplina, que é muito trabalhada no judô.

O futsal foi é a escolha de muitas meninas entre 10 e 14 anos, que praticam o esporte As aulas são realizadas uas vezes na semana, sempre com muita alegria e disposição. "Os pais precisam incentivar suas filhas a praticarem esportes, qualquer que seja. As meninas têm as mesmas habilidades que os meninos˜, defende o professor Luciano Santos.

+VÍDEOS