Mobilidade

Prefeitura do Recife faz mudança no entorno do Mercado de São José

Projeto beneficia o pedestre e não cria outras vagas de Zona Azul para veículos

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 10/10/2019 às 14:21
Bianca Souza/JC Imagem
FOTO: Bianca Souza/JC Imagem

Após a proibição do comércio informal, como também a ocupação irregular de veículos, a Prefeitura do Recife apresentou um plano de mobilidade para as ruas em torno do Mercado de São José, para facilitar o passeio de pedestres e turistas. A partir desta quinta-feira (10), as laterais Leste e Sul da Praça Dom Vital são exclusivas para os pedestres. As mudanças serão implantadas até o fim do ano.

A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) participam do projeto.

Projeto

Além da mudança, o projeto também prevê implantar faixas com acesso elevado nas entradas do Mercado São José para pessoas com deficiência e criar vagas para ônibus de turismo na lateral norte. Ainda de acordo com a prefeitura do município, o processo de mudança dos ambulantes que atuavam no local está sendo feito através de cadastramentos e reuniões realizadas na prefeitura, sendo boa parte deles já relocados para os centros comerciais em funcionamento.

Pedestres

O mercado terá quatro faixas de pedestres elevadas, para melhorar o acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Além disso, serão implementadas cinco novas faixas comuns e construídos cinco refúgios (parte da via destinada ao uso de pedestres durante a travessia).

+VÍDEOS