Brasília Teimosa

Pescadores protestam contra suspensão de pesca de camarão e lagostas

Pescadores de várias comunidades do Recife participaram do protesto

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 30/10/2019 às 11:10
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Pescadores de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, protestam contra a decisão do Governo Federal de suspender a pesca de camarão e lagostas a partir de sexta-feira (1º). Pescadores de várias comunidades do Recife participaram do ato.

>> Contaminação em praias gera preocupação sobre consumo de frutos do mar

>> Confira dados, locais, praias e rios atingidos pelo óleo em Pernambuco

Questionamento

O que muitos pescadores questionam é que, dos 10 mil trabalhadores que atuam em Pernambuco, apenas aqueles que fazem a pesca de lagosta terão direito a receber o seguro-defeso, no próximo mês. A partir de novembro, o benefício vai atender 60 mil pescadores artesanais, enquanto que, em todo o Nordeste, atuam 360 mil profissionais.

O seguro-defeso é um benefício previdenciário pago aos pescadores que ficam impossibilitados de trabalhar durante o período de reprodução das espécies, quando a pesca é proibida. O valor do benefício é de um salário mínimo, R$ 998.

O secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado garantiu que o governo está atento a esse problema e que já tomou algumas providências.

Dificuldade

O pescador André Miguel Arcanjo mora em Brasília Teimosa e é pescador há mais de 20 anos. Ele está com o freezer de casa cheio de siri, lagosta e camarão. Tudo pescado há mais de 10 dias e que não conseguiu vender.

Uma situação difícil, compartilhada com outros colegas da comunidade. O comerciante Jorge Araújo vende pescado na área há 30 anos e nunca viu uma situação como essa: freezer cheio e nada de vendas.

+VÍDEOS