PETRÓLEO

Óleo: Governo volta atrás e libera pesca de camarão e lagostas

A proibição da pesca dessas iguarias, que começaria em novembro, foi cancelada pelo Ministério da Agricultura, nessa quarta-feira (30)

Imagem: Fábio Costa / TV Jornal
FOTO: Imagem: Fábio Costa / TV Jornal

A decisão do Governo Federal de proibir a pesca de camarão e lagostas a partir desta sexta-feira (1º) foi cancelada. Nessa quarta-feira (30), o Ministério da Agricultura voltou atrás e decidiu liberar a pesca das iguarias.

>> Pescadores protestam contra suspensão de pesca de camarão e lagostas

>> Além de praia, óleo atinge manguezais e prejudica pesca em Rio Formoso

>> Vídeo: pescador desabafa sobre situação das manchas de óleo no Nordeste

A medida tinha como motivação evitar o consumo de crustáceos contaminados por causa do desastre ambiental causado pelo vazamento de óleo que atinge o litoral do Nordeste. De acordo com o Ministério da Agricultura, testes foram realizados nos pescados e não apontaram necessidade da proibição.

Assista

Queda nas vendas

Para os pescadores, a esperança é que a situação melhore, porque as vendas caíram bastante. Em alguns estabelecimentos, a queda chegou a 60%, nos últimos 15 dias.

>> Goiana é o 11º município pernambucano atingido pelo vazamento de óleo

>> Confira dados, locais, praias e rios atingidos pelo óleo em Pernambuco

Balanço

Pernambuco já recolheu 1.546 toneladas de óleo, nos últimos 14 dias. De acordo com balanço do Governo do Estado, as manchas atingiram 47 praias e 8 rios, desde o Litoral Sul até o Litoral Norte. 11 cidades pernambucanas foram atingidas pela tragédia, considerada a maior já registrada na costa brasileira. O material recolhido foi entregue ao Centro de Tratamento de Resíduos Pernambuco, localizado no município de Igarassu, no Grande Recife.

>> De 9 praias em Ipojuca, só Porto de Galinhas não tem registro de óleo

>> Mais de 525 toneladas de resíduos foram retiradas de praias com óleo

+VÍDEOS