Saúde

Lei permite que doadores de sangue paguem meia-entrada em eventos culturais e esportivos

A criação do regulamento foi da deputada estadual Gleide Ângelo

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 11/12/2019 às 15:50
Divulgação
FOTO: Divulgação

Visando incentivar e conscientizar a importância da população no processo de doação de sangue, a deputada estadual Gleide Ângelo criou um regulamento onde doadores de sangue frequentes receberão uma carteira que garante a meia-entrada em eventos culturais e esportivos. A lei foi sancionada na última terça-feira (10) pela Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Lei

Na lei, a permissão para a retirada da carteira será concedida apenas para doadores regulares, ou seja, para aqueles que doarem sangue durante todo o ano. A carteira será renovada anualmente.

De acordo com o Hemope, é preciso ainda de uma articulação para saber quais os documentos serão utilizados para fazer a carteira.

Multa

A deputada informou ainda que os locais que não aceitarem o benefício, através do documento de doadores frequente, receberá uma multa. O valor ainda não foi estipulado.

>>>Entenda por que deputado de Pernambuco quer proibir motéis em áreas urbanas

Ajuda

Segundo a presidente do Hemope, Gerciane Paulino, durante o mês de dezembro há um aumento no número de pessoas que precisam de sangue.

Como ser um doador

Para ser um doador é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais que 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade.

Não pode ser doador

As pessoas que tiveram evidências clínicas ou laboratoriais das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.

Saiba os requisitos de um doador

Os requisitos completos podem ser acessados através do site. Clique aqui.

+VÍDEOS