Tratamento

Kart: Procon dá maior multa da história para o caso Débora Dantas

Multa foi aplicada contra o Walmart e a empresa Adrenalina Kart Racing

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 16/01/2020 às 12:00
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Na manhã desta quinta-feira (16) , uma reunião a portas fechadas no Palácio do Campo da Princesas, no Centro do Recife, definiu uma multa de R$ 5 milhões ao Bompreço e à empresa Adrenalina Kart Racing, aplicada pelo Procon Pernambuco.

As empresas são responsáveis pelo local onde a jovem Débora Dantas, de 19 anos, foi escalpelada, após um acidente com kart, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Participaram da reunião a jovem Débora Dantas, o namorado dela, Eduardo Tujuman, o advogado Eduardo Barbosa, o governador Paulo Câmara, a secretária da Mulher, Silvia Cordeiro, e o secretário de Justiça de Direitos Humanos de Pernambuco, Pedro Eurico.

Confira

>> Procon aplica maior multa da história e determina retomada do tratamento de Débora, vítima de acidente com kart no Recife

Motivos

De acordo com o secretário, Pedro Eurico, o Bompreço já havia sido intimado, pelo Procon-PE, desde o dia 30 de dezembro. Como não houve resposta dentro do prazo, a empresa foi multada.

O secretário ainda reforçou que a jovem já perdeu uma cirurgia, que estava prevista para o dia 6 de janeiro de 2020, quando seriam retirados os pontos do rosto dela. O motivo foi a suspensão do tratamento, por parte do Bompreço.

O próximo procedimento deve ocorrer no dia 6 de fevereiro, em São Paulo.

>> Kart: Grupo Big diz que recebeu com surpresa declarações de Débora Dantas sobre tratamento

>> Tratamento parado: "Quero ser forte, mas foi golpe duro", diz Débora

>> Namorado de Débora Dantas diz que empresa parou de custear o tratamento

>> Débora Dantas, vítima de acidente em kart, descobre infecção na cabeça

Esclarecimento do grupo Big Bompreço

O Grupo Big reitera que desde o primeiro momento sempre esteve solidário a srta. Débora Dantas. Em nenhum momento se recusou a custear as despesas do tratamento determinadas pelos médicos do hospital especializado de Ribeirão Preto. A partir deste mês de janeiro, porém, se iniciaria a segunda etapa do tratamento, que será realizado ao longo do ano, todos ainda sob os cuidados da mesma equipe médica do Hospital Especializado de Ribeirão Preto.

No entanto, por questões envolvendo pontuais divergências e inadequada comunicação entre as partes, o agendamento dos primeiros procedimentos do ano ficou prejudicado, quando a srta. Débora Dantas sinalizou um aparente desinteresse em seguir com a segunda etapa do tratamento, manifestando, então, a intenção de dar continuidade a tais cuidados médicos nos Estados Unidos.

Somente por essa razão é que a consulta médica prevista para o dia 6.1.2020, e que fazia parte da segunda etapa do tratamento, não pôde ser confirmada a tempo, na medida em que não houve manifestação do então representante da Srta. Débora no sentido de comparecer ao procedimento. O Grupo BIG, inclusive, entrou em contato com Débora Dantas neste mês de janeiro, solicitando a nova data de agendamento. Em relação ao Procom-PE, o Grupo Big esclarece que respondeu ao órgão dentro do prazo estabelecido e que irá tratar direto com a instituição para esclarecimentos adicionais, caso venham a ser necessários.

+VÍDEOS