SAúDE

Coronavírus: profissionais de saúde são treinados para lidar com casos

Mesmo sem suspeitas de coronavírus em PE, profissionais de saúde recebem reforço no treinamento para lidar com possíveis casos

Coronavírus: profissionais de saúde são treinados para lidar com casos

Mais de 2 mil servidores vão participar da capacitação, que começou nesta terça-feira (4). - Foto: Wellington Lima/TV Jornal

Mesmo sem casos suspeitos de coronavírus em Pernambuco, profissionais da rede pública de saúde estão recebendo reforço no treinamento para lidar com possíveis casos. Mais de 2 mil servidores vão participar da capacitação, que começou nesta terça-feira (4).

>> Pernambuco não tem caso suspeito de coronavírus, diz SES nesta segunda (3)

>> Hospital construído em 10 dias começa a receber pacientes com coronavírus na China

A capacitação

Mais de dois mil servidores de toda rede municipal de saúde serão treinados e receberão informações sobre cuidados e prevenção do novo coronavírus. Entre as ações estão o uso de material de proteção individual, como luvas e máscaras, e a distribuição de informativos sobre os sintomas da doença.

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, médicos, enfermeiros e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) serão capacitados.

>> Coronavírus: governo decreta emergência em saúde pública e tem 14 casos suspeitos no Brasil

>> Após apelo, Itamaraty anuncia repatriação de brasileiros que estão na China

Mobilização

Além da rede municipal, a Secretaria Estadual de Saúde e o Sindicato dos Hospitais Particulares do Estado, incluindo clínicas e laboratórios, também estão mobilizados para possíveis casos suspeitos da doença, em Pernambuco.

No Brasil, ainda não há casos confirmados do coronavírus, mas, de acordo com o presidente do sindicato, George Trigueiro, há chances de a doença ser detectada primeiro em pacientes da rede particular.

Por enquanto, o médico também descarta a possibilidade de um surto da doença durante o carnaval ou por meio de produtos recebidos da China, país onde já morreram mais de 400 pessoas, infectadas pelo vírus.

Em 4 estados brasileiros, 14 pessoas estão internadas em observação, com febre, dor de cabeça e problemas respiratórios, sintomas semelhantes aos do coronavírus.

>> Coronavírus: "Governo terá apoio do Congresso", diz Alcolumbre

>> Filipinas anunciam primeira morte por coronavírus fora da China

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.