Saúde

Sarampo: saiba se você é alvo de nova fase da campanha de vacinação

O dia D acontece no próximo sábado (15)

ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
ISABEL CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO
Publicado em 10/02/2020 às 10:35
Reprodução/Por Dentro/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/Por Dentro/TV Jornal Interior

A campanha de vacinação contra o sarampo começa a terceira etapa nesta segunda-feira (10). Desta vez, o público-alvo são crianças de 5 anos de idade, até jovens, de 19 anos. A campanha vai até o dia 13 de março e, no próximo sábado (15), acontece o Dia de D de vacinação contra o sarampo.]

De acordo com a Secretaria de Saúde do Recife, cerca de 20 mil pessoas desse grupo devem ser vacinadas. Quem estiver fora da faixa etária dos 5 aos 19 anos também pode procurar os postos de saúde para ser imunizado contra a doença.

Casos da doença

Em Pernambuco, já foram notificados, só este ano, 46 casos do sarampo. Desse número, três pessoas foram confirmadas com a doença, sendo dois bebês, menores de 2 anos de idade, e uma jovem, de 23 anos. Os casos foram registrados nas cidades de Olinda e Paulista.

>> Sarampo: ambulantes do Carnaval 2020 em Olinda já podem tomar vacina

Cartão vacinal

Quem perdeu o cartão vacinal ou não lembra se tomou a dose também pode ser imunizado, nesse calendário. Já as mulheres grávidas, só podem receber a vacina, após a gestação. Quem já teve a doença não precisa se vacinar.

>> Primeiro caso de sarampo de 2020 é registrado em Paulista

Proteção

A vacina que protege contra o vírus do sarampo é a tríplice viral, que também previne contra a caxumba e a rubéola. A dose deve ser administrada duas vezes, com intervalo de 30 dias. Os sintomas do sarampo são febre, coriza, olhos ardendo e avermelhados, dor de cabeça e moleza no corpo. O vírus é transmitido com facilidade e nas crianças pode ser fatal.

A vacina não dá reação. No Recife, 150 postos estarão oferendo a vacina, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h. Pessoas fora da faixa etária do público-alvo também podem procurar os postos e receber a dose.

+VÍDEOS