Transporte

Ônibus: Grande Recife tem redução de 47% na frota causa do coronavírus

Apenas 53% da frota de ônibus deve circular no Grande Recife a partir desta sexta-feira (03) devido à pandemia do novo coronavírus

Giovanna Torreão
Giovanna Torreão
Publicado em 03/04/2020 às 13:07
Bruno Campos / JC Imagem
FOTO: Bruno Campos / JC Imagem

A partir desta sexta-feira (3), a frota de ônibus que circulam no Grande Recife está reduzida, devido à pandemia do novo coronavírus. De acordo com comunicado do Grande Recife Consórcio de Transporte, o sistema passa a funcionar com redução de 45% de suas viagens e 47% da frota, sendo mantida a disponibilização de veículos extras nos terminais integrados de maior movimentação com o objetivo de evitar acúmulo de passageiros nas filas. Esta é a segunda redução desde o começo das medidas de prevenção ao coronavírus em Pernambuco.

O Grande Recife informa que vem acompanhando de perto a operação do Sistema de Transporte Público de Passageiros e fazendo ajustes diários, de forma a adequar o serviço prestado para evitar aglomerações conforme preconizam as autoridades de saúde. A redução do número de veículos está sendo gradativa, mas sempre inferior à queda na demanda de passageiros, que na última semana alcançou 74% de diminuição, segundo o Grande Recife. A recomendação do Grande Recife é que aos usuários que fiquem em suas residências e evitem utilizar o transporte público, especialmente em horários de pico (5h às 8h e de 17h às 20h), quando é maior a concentração de pessoas nos veículos e nos terminais integrados.

>> Saiba como fazer uma máscara de pano para se proteger do coronavírus

>> Sobe para 10 o número de mortes por coronavírus em Pernambuco

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Como lavar as mãos de forma adequada:

+VÍDEOS