Prevenção

Mulheres grávidas precisam de cuidados especiais contra o coronavírus

A morte de uma gestante, de 33 anos, acendeu um alerta para o cuidados das mulheres grávidas com a transmissão do covid-19

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 07/04/2020 às 12:00
Pixabay
FOTO: Pixabay

A morte de uma gestante, de 33 anos, acendeu um alerta para o cuidados das mulheres grávidas com a transmissão do covid-19, o novo coronavírus.

>> Grávida morre por coronavírus no Recife e bebê sobrevive

>> Bebê de grávida morta por coronavírus precisa de doação de leite

A TV Jornal conversou com o obstetra Carlos Reinaldo sobre o assunto. Segundo ele, a primeira medida das gestantes é manter um distanciamento social, inclusive entre grupos familiares.

Pré-natal

Uma quebra necessária nesse isolamento é para a realização do exame pré-natal, que é indispensável. O médico diz, no entanto, que ele pode ser realizado de forma mais esparsada, com intervalos maiores.

O pré-natal, no início da gravidez, é praticamente laboratorial, então a consulta pode até ser realizada com o uso da tecnologia para que o profissional avalie os exames.

O número de consultas também pode ser reduzido, a não ser pelas pacientes de alto risco ou que estejam mais próximas do final da gravidez.

Covid-19 em gestantes

O obstetra explicou, ainda, que sabe-se pouco sobre o efeito do coronavírus nas mulheres grávidas. No Brasil, atualmente, estão registradas seis mortes maternas (na gravidez e logo após a gravidez, entre as puérperas) relacionados ao covid-19.

Morte de gestante no Recife

Uma fisioterapeuta grávida morreu, na noite do domingo (5), por coronavírus. A informação foi confirmada pelo Hospital Unimed Recife nessa segunda-feira (6). O bebê foi retirado com vida. O hospital afirmou que não divulgará estado de saúde do bebê. Este foi o primeiro óbito de uma gestante com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) causada pelo novo coronavírus em Pernambuco.

>> Saiba se está inscrito no CadÚnico para receber auxílio de R$ 600
>> PMs doam sangue para melhorar estoques do Hemope; veja como ajudar
>> Hemope tem estoques baixos por causa do coronavírus e convoca doadores
>> Delegacia de Boa Viagem e ONG fazem campanhas para arrecadar doações
>> Hemope faz esquema para doações de sangue na pandemia do coronavírus
>> Coronavírus: HCP e Detran lançam campanhas para arrecadar doações
>> Veja como ajudar e onde procurar ajuda neste cenário de coronavírus

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Confira o passo a passo de como lavar as mãos de forma adequada:

+VÍDEOS